Padre rogacionista assume paróquia em Bom Jesus
Natural de Carmo do Rio Claro, rogacionista substituirá o padre Matheus Pereira
Desde a noite deste domingo, dia 2, a Paróquia Senhor Bom Jesus está sob nova administração espiritual. A comunidade católica de Bom Jesus da Penha acolheu na única igreja matriz da cidade um sacerdote da congregação Rogacionista do Coração de Jesus, em substituição padre Matheus Júnior Pereira que recentemente solicitou a renúncia do ofício ao bispo dom José Lanza Neto.
Diante de dezenas de fiéis, padre João Inácio Inácio Rodrigues, foi intensamente aclamado ao adentrar na igreja e concelebrar a missa de acolhida juntamente com chanceler da Diocese de Guaxupé, padre Sidnei de Carvalho, sob a incumbência do bispo, além de outros religiosos. O presbítero rogacionista, seguidor dos ensinamentos e práticas do fundador Santo Aníbal Maria di Frância, nasceu no vizinho município de Carmo do Rio Claro, tem 59 anos, sendo 32 anos de vida sacerdotal.
Pela segunda vez na história da paróquia Senhor Bom Jesus, os padres da Congregação Rogacionista, que residem no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, vão atender as comunidades católicas da cidade e região rural. Desta vez, por um período de 18 meses, de acordo com o contrato de cooperação assinado dia 30 de janeiro com a diocese.
No final do século passado e início do atual, os rogacionistas também foram administradores da paróquia de Nossa Senhora das Graças, em Passos. Foi o pedido do bispo na época, dom José Geraldo do Valle, após a morte do padre passense, José Lemos de Medeiros.
João Inácio, que veio da paróquia São Pedro Apóstolo, em São Paulo, foi diretor do educandário e reitor do Santuário Santo Aníbal de 2012 a 2014. O padre Renan Pinheiro de Oliveira, natural de Formiga (MG), e ordenado ano passado em Passos, vai substituí-lo como pároco na capital paulista. Atualmente, o sacerdote carmelitano acumula a função de vigário provincial dos rogacionistas, cuja sede também fica em São Paulo.
PORTUGAL
A reportagem tomou conhecimento que, provavelmente em abril, o padre José Osmar Rosa, que também está recolhido no Educandário, deve assumir uma paróquia no interior de Portugal, em razão da carência de rogacionistas. A congregação tem mais quatro comunidades naquele país onde já trabalhou.
João Inácio foi nomeado recentemente pelo superior provincial da Congregação São Lucas, Geraldo Tadeu, natural de Alfenas (MG), diretor do Educandário na sucessão do padre Luiz Caetano Castro, que foi transferido para a cidade de Guará, na região metropolitana de Brasília (DF). Os demais rogacionistas Silas, Valdecir e Danilo permanecem em Passos.
75 ANOS
O Ano Jubilar é um período especial no catolicismo que ocorre a cada 25 anos, marcado por celebrações, reflexões e busca de renovação espiritual entre os fiéis. Durante o Jubileu, a igreja convida os fiéis a retornar ao essencial da fé, promovendo o perdão, a reconciliação e a redenção. O tema de 2025 é 'Peregrinos da Esperança'.
Aproveitando o Ano Santo, instituído pelo papa Francisco, a direção do Educandário vai promover em meados de outubro próximo, um megaevento solene para comemorar os 75 anos da congregação rogacionista no Brasil. Estarão presentes em Passos, autoridades religiosas de todos continentes do mundo.
BISPO
No último sábado, em Melbourne, na Austrália, mais um padre da congregação foi ordenado bispo. O representante do Brasil foi Gilson Luiz Maia, natural de Passos, que reside em Roma/Itália, onde é membro pelo segundo mandato consecutivo do Conselho Geral da Congregação com a função de coordenar e animar o laicato de sua família carismática espalhada em vários países nos cinco continentes.