O prazer de ouvir Maysa
Lembrando Maysa
O prazer de ouvir MAYSA
Em 22 de janeiro de 1977, num acidente na ponte Rio Niterói, a música popular perdia Maysa Figueira Monjardim Matarazzo. Cantora e compositora, filha de uma rica e tradicional família do Espírito Santo, aos 18 anos casou-se com André Matarazzo - um dos herdeiros da família Matarazzo (milionários industriais paulistas descendentes do Conde Matarazzo), quase 20 anos mais velho que ela. O envolvimento com a música veio desde a adolescência. Aos 12 anos compôs o samba-canção "Adeus". Em 1956, já grávida de seu único filho, Jayme Monjardim (que se tornaria o diretor de telenovelas da Rede Globo e da Rede Manchete), conheceu o produtor Roberto Côrte-Real que, encantado com sua voz, quis contratá-la imediatamente para gravar um disco. A cantora gravou o primeiro disco em novembro de 1956 pela RGE, que então deixava de ser um estúdio de gravações de jingles publicitários para se tornar uma das mais importantes gravadoras brasileiras. Depois de dois anos de casamento, Maysa e André Matarazzo, que se opunha à carreira artística da esposa, se separaram. O fim do casamento abalou profundamente a cantora, levando-a à depressão. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a se relacionar com a "turma da bossa nova". Namorou o produtor Ronaldo Bôscoli. Foi a responsável pelo fim do noivado de Bôscoli com Nara Leão, ainda no Aeroporto do Galeão, na volta de uma tournée que fez à Argentina. Numa entrevista coletiva, anunciou seu noivado com o jornalista/compositor, para decepção de Nara, que estava no aeroporto. A partir dessa época, começou a ter problemas com a bebida e a se envolver em casos amorosos explorados pela mídia.
Minissérie
Em janeiro de 2009 a Rede Globo lançou a minissérie “Maysa: Quando fala o coração” (que virou filme no ano seguinte e encontra-se no catálogo do GloboPlay), dirigida pelo próprio filho da cantora, Jayme Monjardim. A cantora foi interpretada pela atriz Larissa Maciel.
Entre o imenso repertório deixado por Maysa, a música “Ouça”, de sua autoria, fez parte da trilha sonora do filme "O Camelô da Rua Larga", produção de 1958, dirigida por Eurides Ramos. Aqui está uma música para você… Ouça de Maysa https://open.spotify.com/track/6F47t5VE6gf097cJSMsf4D?si=OyEj1a_CS_-_GUsfJeSmpA