O prato mais desejado do inverno tem uma versão estadual, o “fundido mineiro”

A invenção do chef do Fubá, Sinval Espírito Santo, conecta-se com as nossas raízes e faz sucesso

O prato mais desejado do inverno tem uma versão estadual, o “fundido mineiro”
Na receita fácil de fazer, o indispensável queijo mineiro, a linguiça e até o quiabo (Reprodução)

O inverno combina especialmente com o foundue, que está sempre no topo da lista de desejos desta época do ano. E em Minas os chefs fizeram uma adaptação para suas versões do prato de origem suíça. E o que não falta é criatividade para as variações de sabores, quando se mergulha naquela panela de queijo fervente o pão de queijo e até goiabada cascão.

Mas uma das atrações da temporada culinária de Belo Horizonte é o “fundido mineiro”. Se tivesse sido inventado em Minas, o fondue seria uma mistura de milho e queijo. Seguindo esse raciocínio, o chef do Fubá, Sinval Espírito Santo, transformou a receita suíça em um prato que se conecta com as nossas raízes e criou o Fundido mineiro. A receita colocou o milho no centro da mesa, buscando sempre um resultado surpreendente. O Fundido mineiro nada mais é do que um creme de milho. Sinval utiliza como base espigas de milho frescas raladas, batidas com leite e puxadas na panela com um pouco de manteiga, alho e cebola. Depois, ele acrescenta requeijão de raspa e um queijo minas curado, que pode ser do Serro, da Canastra ou da Serra do Salitre. A diferença para o fondue é que não tem o puxa do queijo. O creme fica com a textura rústica do milho.

Para completar, os acompanhamentos, que sempre variam, são essencialmente mineiros. A sugestão é mergulhar no creme de milho pedaços de queijo minas fresco para que ele saia quase derretido. O chef também costuma servi-lo com linguiça acebolada, torresmo, carne de panela e quiabo frito empanado no fubá. “Esse é um prato que temos muito orgulho de ter criado. Ficamos na linha tênue entre trazer um sabor familiar e propor algo novo”, conta. É uma delícia acompanhado de um bom vinhou ou até uma cerveja escura! Veja como fazer:

 

Fundido mineiro (Fubá)

Ingredientes

3 espigas de milho verde debulhadas

1 copo de leite

2 colheres de sopa de manteiga

1 cebola picada

5 dentes de alho

queijo minas (ou canastra) meia cura ralado a gosto

salsinha a gosto

 

Modo de fazer

Bata as espigas de milho com o leite no liquidificador. Em uma panela, coloque a manteiga. Quando ela estiver bem derretida, adicione a cebola e o alho. Quando a mistura começar a agarrar no fundo da panela, coloque o milho batido com leite. Em seguida, acrescente o queijo minas ralado. Espere o queijo derreter e finalize com a salsinha. Sirva com linguiça acebolada, quiabo frito empanado no fubá e palitos de queijo minas fresco.