O melhor doce de leite do Brasil é mineiro

Produzido há mais de quatro décadas, o Doce de Leite Viçosa é mais que uma sobremesa tradicional: premiado mais de dez vezes no Concurso Nacional de Produtos Lácteos

O melhor doce de leite do Brasil é mineiro
O doce começou como uma forma dos alunos desenvolverem as suas habilidades com a produção das vacas que pertenciam à fazenda da faculdade (Gabrielly Caneschi/Divulgação)

Uma das sobremesas mais amadas pelos mineiros virou pauta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em maio de 2021, foi aprovado em primeiro turno no plenário o projeto de lei que reconhece como de relevante interesse cultural a fabricação do doce de leite Viçosa. A iguaria é produzida há mais de quatro décadas no Laticínio Escola - Produtos Viçosa. Criado há 50 anos como um projeto de extensão da universidade federal da cidade da Zona da Mata, o doce de leite começou como uma forma dos alunos desenvolverem as suas habilidades com a produção das vacas que pertenciam à fazenda da faculdade. Com o tempo e a aceitação entre os pares, a universidade passou a cogitar modos de levar o excedente da produção das aulas até as prateleiras. "O diferencial do produto não guarda segredo, está impresso em sua própria embalagem, que descreve o processo de industrialização sem a adição de amido de milho e com o mínimo de conservantes", diz o professor Rodrigo Gava, diretor presidente da Fundação Artur Bernardes, ligada ao Laticínio Escola. Mesmo com a simplicidade da receita, mantida pelos integrantes do projeto ao longo dos anos para não perder o lado artesanal, o sabor faz sucesso entre os jurados. Ao todo, só de premiações no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o doce de leite Viçosa acumula dez visitas ao ponto mais alto do pódio.

 

VENCEDOR

O doce de leite Viçosa é reconhecido pelo público e por especialistas como o melhor doce de leite do Brasil! A versão tradicional do doce participa do evento mais respeitado do país, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos – CNPL (organizado pela Epamig e Instituto de Laticínios Cândido Tostes) desde 2000, sendo sempre premiado entre os três primeiros colocados. O doce de leite Viçosa venceu o concurso em dez ocasiões: 2001, 2004, 2006, 2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016 e 2019. Com as premiações, o Doce de Leite Viçosa tornou-se um recordista do Concurso, sendo o mais premiado em todas as edições do CNPL.

Em 2016 e 2017, o doce de leite Viçosa também foi agraciado com condecoração recebida da Frente Gastronomia Mineira e o Instituto Eduardo Frieiro, atestando a importância do trabalho na valorização para tornar reconhecida, nacional e internacionalmente a cultura gastronômica de Minas Gerais.

Em 2019, pela décima vez, o doce de leite Viçosa foi eleito o melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, e se consagra como o maior vencedor geral da história da premiação