Nova onda de calor começa e temperaturas ficam até 5oC acima da média

Onda de calor só vai se dissipar na região a partir do dia 20, quarta-feira

Nova onda de calor começa e temperaturas ficam até 5oC acima da média
Nova onda de calor que vai atingir 15 estados e o DF começa nesta quinta (Reprodução Inmet)

Uma nova onda de calor atinge a região Sudeste a partir desta quinta-feira e promete elevar as temperaturas em até 5oC acima da média. Os termômetros, que normalmente ficam nos 30oC nesta época do ano, devem chegar aos 35oC. Segundo o Inmet, o pico mais elevado em Passos deverá ser registrado na segunda-feira, 18, com previsão de máxima de 38oC

 

Este aumento das temperaturas se deve à atuação de uma área de alta pressão em áreas do centro-sul do Brasil, o que vai deixar o ar mais seco por uma sequência de dias. Apesar da expectativa de temperaturas bastante elevadas, este evento de calor intenso não deverá ser tão forte quanto os ocorridos nos meses anteriores, mas ainda assim requer muita atenção.

 

A atuação desse ar mais seco vai ocorrer num contexto de dias mais longos e radiação solar mais intensa com a aproximação do verão, o que já favorece dias de muito calor; lembrando que o solstício de verão, ocorre no dia 22 de dezembro, às 00h27, pelo horário de Brasília. As altas temperaturas são comuns em dezembro, que é um mês dentro do verão meteorológico, mas ondas de calor neste mês costumam ocorrer de forma mais localizada, pois a maior parte do Brasil já tem muita umidade, atenuando extremos de calor.

 

A partir desta quinta-feira, dia 14 de dezembro, teremos temperaturas dignas de onda de calor em amplas áreas, com termômetros acima dos 37°C no interior de São Paulo - principalmente norte e oeste paulista, no noroeste de Minas, em quase todo o Centro-Oeste, interior da Região Nordeste, e na Região Sul, com destaque para o norte e oeste do Paraná, Santa Catarina e na maioria das áreas Rio Grande do Sul.

 

Temperaturas disparam

 

Segundo o Climatempo, ao longo do fim de semana o calor aumenta nestas ainda mais nas regiões já citadas, confira as maiores temperaturas esperadas para os próximos dias:

 

Entre 40°C a 42°C em Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso (incluindo Cuiabá), oeste e pontos do sul de Goiás/noroeste de Minas Gerais e em parte do oeste da Bahia, região do Vale do São Francisco.

 

Os termômetros podem marcar 38°C a 40°C no sertão do Nordeste, interior do Piauí, no Maranhão, sul e leste do Tocantins, sul e leste de Santa Catarina e norte e oeste de São Paulo e de 37°C até 39°C, em cidades do norte e oeste do Paraná, Rio De Janeiro e Espírito Santo.

 

Algumas áreas do leste da Região Sudeste, como a grande São Paulo, Rio de Janeiro e grande parte do Espírito Santo, terão bastante calor, mas nestas áreas o calor extremo ocorrerá de forma mais pontual.

 

A expectativa é que somente a partir da próxima quarta-feira, 20 de dezembro, calorão diminua um pouco.