Nível do lago de Furnas chega a 90,08 por cento
Marca não era registrada desde 2012, quando Furnas estava com 94,59%
O Lago de Furnas registrou neste sábado (21) o melhor volume útil dos últimos 10 anos. A capacidade hoje é de 90,08%. A marca não era registrada desde 2012, quando Furnas estava com 94,59%
Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Esta é a terceira melhor marca já registrada em Furnas. Em abril de 2011, o nível do lago chegou a 99,05%, a maior já registrada até hoje. Em fevereiro do ano seguinte, a capacidade era de 94,59%.
De acordo com a última medição divulgada pelo ONS, o reservatório opera atualmente com 766,8 metros de água.
De acordo com a última medição divulgada pelo ONS, o reservatório opera atualmente com 766,8 metros de água. Com a água nesse patamar, o movimento de turistas é diferente em pousadas e restaurantes na beira do lago.
“O nível do lago está maravilhoso, o espelho d’água repleto, trazendo benefícios para a nossa sociedade, no sentido de geração de emprego e renda. Movimenta a economia, isso é muito importante. Isso dá sustentabilidade econômica e dá garantia também de um lago mais estável ao longo do ano. Ele começando cheio no 1º semestre, é sinônimo que ele permaneça cheio no 2º semestre quando nós teremos o período seco", afirmou o secretário executivo da Alago, Fausto Costa.
Muitos torcem para que a cota mínima de 762 metros acima do nível do mar seja sempre mantida, afinal, lago cheio é sinônimo de emprego e renda.