“Nem um Passo em Falso”, sobre mafiosos da década de 1950

Diretor aproveita do estilo noir de cinema para criar uma atmosfera investigativa

 “Nem um Passo em Falso”, sobre mafiosos da década de 1950
Curt Goynes, Benício Del Toro e Doug Jones são protagonistas deste filme de Steven Soderbergh (Divulgação)

Apesar de ter anunciado, ainda em 2012, que tinha intenções de se aposentar, o cineasta americano Steven Andrew Soderbergh parece não ter encontrado a hora certa para isso ainda. Desde lá, o diretor de “Onze Homens e um Segredo” já se envolveu em mais de dez filmes, inclusive o original da HBO Max “Nem um Passo em Falso”,  lançado em junho de 2021 e que continua em cartaz na plataforma de streaming. Revisando o gênero de investigação policial, no qual se encontram as melhores obras do cineasta, o longa tem como ambientação a cidade de Detroit (Michigan, Estados Unidos) no ano de 1954.

Nesse contexto, um grupo pequeno de membros de diferentes organizações criminosas – Curt Goynes (Don Cheadle), Ronald Russo (Benicio Del Toro) e Doug Jones (Brendan Fraser) – é contratado por uma pessoa anônima para roubar um documento sigiloso. Assim, enquanto um deles fica responsável por escoltar o funcionário Matt Wertz até o seu trabalho para que ele pegue o documento no cofre onde o seu chefe o esconde, o restante do grupo precisa fazer a família da vítima de refém até que a missão seja concluída. Em troca pelo serviço prestado, os três iriam receber um pagamento de 5 mil dólares.

Porém, como já era de se esperar em um filme da máfia, as coisas não irão sair como planejadas e os personagens viverão um verdadeiro caos. Percebendo a importância do documento que haviam roubado e a chance de ganhar mais dinheiro pelo serviço se falassem diretamente com o chefe da organização criminosa, Curt e Russo irão se juntar para tentar descobrir quem os contratou e, assim, chantageá-lo. Mas essa ganância logo irá se voltar contra os protagonistas, que terão que fugir da polícia e de outros grupos mafiosos, ao mesmo tempo em que tentam achar um jeito de embolsar o máximo de dinheiro possível.

 

Veja o trailer: