Montes Claros tem plano de gratuidade para idosos

Coluna MG 27 Dezembro

Montes Claros tem plano de gratuidade para idosos
Administração de Montes Claros atendeu os requisitos de portaria ministerial (Divulgação)

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

MoC tem plano de gratuidade para idosos

O município de Montes Claros assinou o termo de adesão em atendimento Portaria Interministerial dos Ministérios de Desenvolvimento Regional e das Mulheres que repassou R$ 4.230.207,25 como aporte da assistência financeira destinada a auxiliar o custeio da gratuidade das pessoas idosas no transporte público coletivo, instituído pela Emenda Constitucional nº 123. As condicionantes fixadas é que o aporte dos recursos onde ocorra serviços regulares em operação de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano, a aplicação dos recursos exclusivamente para auxiliar no custeio ao direito previsto na Constituição Federal. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

 

Guarda-vidas de Formiga terão curso

Por meio da Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura de Formiga realizará, em parceria com o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, um curso para a formação de guarda-vidas. As inscrições estão abertas e serão encerradas no dia 13 de janeiro de 2023. No dia 20 de janeiro, todos os inscritos passarão por um teste físico. As aulas terão início no dia 30 de janeiro, no Formiga Tênis Clube, e serão finalizadas no dia 7 de fevereiro. A formação de guarda-vidas é destinada, em especial, aos estudantes e profissionais de Educação física e às pessoas que já trabalham em clubes. (Últimas Notícias – Formiga)

 

Exportações de cachaça de MG crescem

As exportações mineiras de cachaça deram um salto de 135% em valor e de 86% em volume de janeiro a novembro frente a igual período de 2021, estimuladas pela retomada das atividades econômicas e das festas após o período mais crítico da pandemia da Covid 19, além das ações desenvolvidas para a capacitação e promoção do setor. Responsável por 11,2% do faturamento dos embarques do País, o Estado registrou um montante de US$ 2,069 milhões com as vendas externas de 378 mil litros de cachaça, de acordo com o Ibrac, e subiu da quinta para a terceira posição de maiores exportadores, atrás de São Paulo, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

 

Sala de Serra de Aimorés é premiada

Sala Mineira do Empreendedor de Serra dos Aimorés, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), recebeu o Selo Ouro de referência em atendimento pelo Sebrae no 3º Encontro da Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae. O Selo reconhece o cumprimento de metas estabelecidas pela entidade relativas ao atendimento, gestão e presença digital das Salas do Empreendedor parceiras. A metodologia é baseada na avaliação dos serviços ofertados, infraestrutura (física e digital), canais de atendimento, equipes de atendimento e parceiros.  (Em Tempo – Nanuque)

 

Lei para sinalização de torres aprovada

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou projeto que torna obrigatória a sinalização das torres que sustentam linhas de transmissão de energia elétrica nas proximidades de pistas de pouso e decolagem do País. Pelo texto, todas as torres, incluindo as sob concessão ou permissão de distribuição de energia elétrica, serão sinalizadas com cores que permitam ao piloto de aeronave identificá-las apropriadamente como sinal de advertência. Se aprovada no Senado, a lei será denominada “Marília Mendonça”, em homenagem à cantora, que morreu no dia 5 de novembro de 2021. O avião em que ela viajava colidiu com redes de transmissão de energia elétrica em Caratinga. (Diário de Manhuaçu – Manhuaçu)

 

Poços terá mais médicos no IML

A Delegacia Regional de Poços de Caldas vai receber dois novos legistas que vão atuar no Instituto Médico Legal da cidade. O aumento no número de profissionais era aguardado com muita expectativa, uma vez que o IML conta com apenas dois profissionais. O aumento do efetivo no IML era uma reinvindicação antiga e já foi tema de discussão na Câmara em audiência pública e também de uma Moção de Apelo ao Governo de Minas, proposta pelo vereador Wellington Guimarães (União Brasil). (Poços Com – Poços de Caldas)

 

Realizada 1ª transfusão de medula congelada

O Hospital das Clínicas de Itajubá realizou a primeira transfusão de medula congelada do Sul de Minas. O procedimento foi feito em uma jovem de 18 anos, que precisou ficar internada por 22 dias para o procedimento. Ela já recebeu alta e termina a recuperação em casa. No procedimento, realizado na semana passada, a paciente Izabelly Kawakami , que faz tratamento de linfoma, recebeu as próprias células-tronco, que foram congeladas no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. (Jornal Diário Regional – Pouso Alegre)