Moda mineira cresce

Bloco de Moda

Moda mineira cresce
Expô de moda na Minastrend (Reprodução)

As previsões de crescimento da moda mineira, para 2024, são bastante otimistas - algo em torno de 3% -  e estão sendo impulsionadas por diversos fatores.

Um deles é a valorização pelo mercado do artesanato e da moda sustentável - algo pelo qual a  moda mineira é reconhecida, tanto por seu detalhamento artesanal quanto pelas suas delicadas técnicas tradicionais.

A força da cultura local, com suas influências históricas e artísticas, continua a ser outro diferencial competitivo.

A colaboração entre designers, artesãos e cooperativas tem sido uma tendência também crescente -  abordagem colaborativa que  fortalece a cadeia produtiva.

Somam-se a esses, outros fatores importantes como a expansão do e-commerce, a retomada dos eventos de moda (a Minastrend se renova a cada edição) , o investimento em tecnologia,  as políticas de incentivo e a rica herança cultural mineira. Com essas bases sólidas, a moda mineira está bem posicionada para um crescimento contínuo e sustentável.

 

VAIVÉM

* Um grupo de Divinópolis esteve em Brasilia, reivindicando soluções para o setor têxtil / confeccionista. Liderada pelo presidente da FIEMG, Flavio Róscoe, a comissão esteve com o ministro Fernando Hadadd (Fazenda) e com presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, entre outros.

Uma das questões levantadas por Róscoe, foi sobre a taxação dos sites de compras internacionais - apresentando uma proposta de ampliação do percentual de 20% de taxação sobre produtos de até US$ 50 adquiridos do exterior. Questionou, ainda, sobre contrabando e superfaturamento de importações no país e de declaração por preço abaixo dos valores dos produtos.

Com as iniciativas, as lideranças esperam um aumento significativo na capacidade produtiva das confecções em Divinópolis - refletindo, também, em outros os polos pridutivos da regiao e do estado.

 

PONTO FINAL

A  A.Criem - Associação dos Criadores e Estilistas de Minas - faz desfile temático, em grande estilo, no próximo dia 28 nos jardins do Palacio da Liberdade. Na última quinta-feira, foi realizado um café da manhã (em Beagá) para apresentar o projeto e os novos estilistas-talentos que estarão na passarela - juntos com nomes consagrados.