Moda & clima
Bloco de Moda
O rápido aquecimento climático (estamos vivendo o ano mais quente da história humana), pode afetar muito a indústria da moda. Ela contribui com aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa em um único ano, o equivalente a 4% de todas as emissões globais.
Essas emissões são geradas em todas as etapas da cadeia de suprimentos da moda e do ciclo de vida do produto, mas 70% das emissões da moda se originam de atividades como produção e processamento de matérias-primas.
Além disso ao longo de toda a cadeia de fornecimento da moda, os recursos naturais são extraídos, os habitats são explorados, as emissões tóxicas são produzidas, a água é poluída e os resíduos são despejados de forma descuidada.
No entanto, durante a COP26, o setor fashion se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030. O compromisso inclui 130 empresas e 41 organizações de apoio. A Carta da Indústria da Moda para Ação Climática representa a redução de 30% das emissões e alinha-se com as metas do Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.
Entre outras metas estabelecidas na nova versão da Carta até 2030, estão a obtenção de 100% do consumo de energia vindo de fontes renováveis, fornecimento de matérias-primas ecológicas e a eliminação gradual do carvão da cadeia de abastecimento. Esses compromissos mostram que a indústria da moda está começando a levar a sério sua responsabilidade em relação ao aquecimento climático.
VAIVÉM
• A semana que passou ganhou altas temperaturas nas vendas para o verão 2024 – nas confecções de pronta-entrega. A chegada das lojistas compradoras + lançamentos das marcas, agitaram os showrooms de Beagá, mostraram isso. Um dos lançamentos mais bacanas foi o da marca Anne Fernandes – que, na verdade, fez um ‘preview’ da sua coleção. Ou seja, vem mais por aí
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• O movimento de vendas (na pronta-entrega) para o verão 2024 continua na próxima semana – quando acontece o salão de negócios BH-à-Porter. Quase 100 marcas estarão participando e cerca de 180 lojistas já garantiram presença. Além de vaivém nos showrooms da Capital mineira, também haverá expô de estandes no Novotel, no bairro da Savassi
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PONTO FINAL
Para quem acha que já passou a devastadora ‘onda rosa’ que o filme da Barbie promoveu na moda, vai aqui outra informação: a Mattel (que criou a boneca) vai fazer novos filmes animados com outros 45 personagens de sua imensa lista de brinquedos infantis. A versão humanizada da lourinha de plástico, foi apenas o começo.