Moda autoral mineira no Brasil Eco Fashion Week
Bloco de Moda
Um dos principais eventos de moda sustentável do país, o Brasil Eco Fashion Week de 2024 (realizada nessa semana) teve como atração à parte a participação dos empreendedores mineiros apoiados pelo Caminhos da Moda, do Sebrae Minas. Diversas peças de moda autoral produzidas pelos empresários foram levadas para o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O propósito é valorizar a diversidade e as expertises dos diferentes polos do estado e das micro e pequenas empresas, além de impulsionar o empreendedorismo e fortalecer os diversos segmentos da cadeia produtiva da moda mineira.
As empreendedoras participantes integram o projeto Minas Moda Autoral - e tiveram aprimoramento em diferentes áreas durante ações dirigidas à gestão e processo produtivo para criar estratégias comerciais efetivas, conquistar novos clientes e ampliar a competitividade dos empreendimentos no mercado.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, a moda mineira vem ganhando espaço no país em virtude da inovação e na originalidade no modo de produzir as coleções. “A moda autoral sustentável vem se tornando uma tendência cada vez mais consolidada entre os consumidores que buscam um jeito único em suas peças. Esse movimento reflete um desejo crescente por produtos que expressem identidade e propósito, promovendo um consumo mais consciente e alinhado com valores pessoais. A presença dessas coleções em eventos importantes não só traz visibilidade ao trabalho dos empreendedores de moda, como também fornece uma vitrine estratégica para a criação de futuras parcerias com compradores e fornecedores”.
A programação da 8ª edição da Brasil Eco Fashion Week incluiu 25 desfiles, 18 painéis de conversa, 18 oficinas práticas e reuniu cerca de 100 expositores no Mercado Eco, além de uma Mostra de Moda e exposição de novos materiais no Espaço Inovação.