Minas define regras para proibir o uso de celulares nas escolas
Os aparelhos estão proibidos em sala de aula, intervalos e recreios; as exceções incluem usos pedagógicos, de acessibilidade e de saúde
![Minas define regras para proibir o uso de celulares nas escolas](https://www.observo.com.br/uploads/images/202502/image_750x_67a3fbc538601.jpg)
O governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), enviou às escolas orientações sobre o uso de celulares, em cumprimento à Lei Federal nº 15.100/2025. A partir do início deste ano letivo, na próxima segunda-feira (10/2), o uso dos aparelhos está proibido em salas de aulas, intervalos e recreios.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, os estudantes não vão poder levar celulares para a escola. Já para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, o uso será restrito a contextos específicos pedagógicos planejados pelos professores.
“O objetivo dessas novas orientações é garantir que nossos estudantes tenham um ambiente propício à concentração, convivência e acesso a práticas pedagógicas que realmente impactem sua formação”, enfatiza o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.
Desenvolvimento socioemocional
De acordo com a SEE-MG, o objetivo das medidas é melhorar o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Com a nova norma, é esperado que os estudantes tenham maior concentração nas atividades escolares, além de ser um estímulo à interação social. Em caso de descumprimento, os alunos serão advertidos, e os responsáveis notificados.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, ressalta a importância do apoio familiar. “É fundamental que as famílias compreendam e apoiem essa mudança para prevenir os prejuízos à saúde mental e garantir o desenvolvimento dos estudantes.”