Marinha notificará donos de barcos envolvidos em acidente que matou 2 em Capitólio

O caso também vai ser investigado, paralelamente, pela Polícia Civil

Marinha notificará donos de barcos envolvidos em acidente que matou 2 em Capitólio
A Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) está apurando as causas do acidente no Lago de Furnas (Divulgação)

O Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil, responsável por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, vai notificar os donos e condutores das duas embarcações envolvidas em um acidente na noite desse sábado (18) em Capitólio, que deixou duas pessoas mortas.

De acordo com nota divulgada na manhã deste domingo, a notificação será para que eles "prestem esclarecimentos sobre o ocorrido e providenciem a reflutuação da embarcação". Um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades da ocorrência, além de colher "ensinamentos para reduzir a probabilidade de situações análogas no futuro".

"Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei n° 2.180/54", diz a nota da Marinha. O artigo citado pela Marinha determina que a Procuradoria, em até dez dias, ofereça a denúncia, peça o arquivamento ou entenda que não é caso a ser julgado pelo Tribunal.

A Marinha do Brasil informou que a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) tomou conhecimento, na noite de sábado de um emborcamento envolvendo uma embarcação de esporte e recreio no lago de Furnas, nas proximidades do município de Capitólio. "A Delegacia Fluvial de Furnas enviou, imediatamente, uma Equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local, a fim de prestar o apoio necessário. Ao chegar na localidade, a equipe SAR verificou que os passageiros já haviam sido socorridos e que duas pessoas vieram a óbito. A embarcação que naufragou estava prestando auxílio a uma outra que se encontrava à deriva no lago de Furnas, com problemas de máquinas. O emborcamento ocorreu no momento de embarque dos passageiros", diz a Marinha.

Além da Marinha do Brasil, a Polícia Civil de Minas Gerais também vai apurar o acidente em Capitólio. Por meio de nota, a corporação informou que "visando exaurir questionamentos e, paralelamente à investigação da Marinha, a Polícia Civil irá instaurar inquérito policial para investigar os fatos e as investigações irão prosseguir pela Delegacia de Polícia Civil em Piumhi".

VÍTIMAS IDENTIFICADAS

No final da manhã deste domingo a Polícia Civil fez a divulgação das vítimas do aciente: Lauro Xavier Berbel Júnior, de 62 anos, natural de Penápolis (SP), e Izamara Pereira Messias, de 22 anos, natural de Machado (MG). 

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais,  as vítimas não possuem parentesco.

Pelas redes sociais, Lauro Xavier Berbel Júnior deixava claro sua paixão por trilha em moto, natureza e pela mulher. A morte do empresário deixou amigos enlutados. "Vá em paz meu querido e que Deus o receba de braços abertos, continua suas trilhas aí em cima", disse um companheiro das motos.

Izamara Pereira nasceu em Machado, mas morava em Paraguaçu. Ela era noiva. Pelas redes sociais, o noivo dela, Juninho, deixou uma homenagem à companheira. "O meu amor por que você me deixou tão cedo assim? tínhamos planos, casar, ter filhos ter nossa casinha... Eu estou sem chão, sem rumo meu amor. O que eu pude fazer para te salvar eu fiz meu amor, os anos que tive ao seu lado foram os melhores da minha vida. Nunca vou te esquecer, a pessoa que você era, seu caráter o bom coração que você tinha, meu amor. A pessoa maravilhosa que você é, você vai fazer falta, muita falta. Eu não culpo Deus pelo acontecido não, só tenho agradecer por ele ter me dado o prazer ter tido você como companheira. Te amo eternamente.... Queria poder dizer mais coisa, mas eu não consigo pois estou sem chão sem você do meu lado.... Te amo. Olha por nós aí de cima, viu? Te amo muito", publicou.

Segundo a PCMG, não há grau de parentesco entre as vítimas.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Redação