Maratona para comemorar 55 anos de Cate Blanchet

Veja os destaques da programação da televisão e do streaming nesta terça-feira

Maratona para comemorar 55 anos de Cate Blanchet
Cena de ‘Tár’, filme que rendeu à atriz a premiação no Globo de Ouro (Divulgação)

Nesta terça (dia 14), Cate Blanchett completa 55 anos e o catálogo do Telecine reúne três filmes estrelados por ela. Indicado a seis categorias do Oscar, ‘Tár’, de Todd Field, é centrado em uma compositora-maestrina, o roteiro retrata uma artista brilhante, mas que sustenta uma atitude tóxica, em plena crise de criatividade. O papel da musicista rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Blanchett neste ano. Em ‘Robin Hood’, de Ridley Scott, a atriz interpreta Marion Loxley, mulher de Robin Hood (Russell Crowe). O filme, que foi exibido em Cannes, traz para as telas uma versão mais humanizada da lenda britânica e se propõe a contar a história de uma maneira mais realista.  Também está no catálogo, ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’, em que a atriz faz a agente russa Irina Spalko, a principal antagonista do longa. Neste capítulo da saga, o arqueólogo interpretado por Harrison Ford tenta impedir que os soviéticos encontrem um artefato místico muito poderoso. A direção é de Steven Spielberg.

 

CINEMA NACIONAL

'Bacurau' ganha espaço na programação do Telecine Cult nesta terça-feira, às 22h. Na trama, os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, eles concluem que estão sendo atacados e precisam se defender. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, o longa brasileiro venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019.

 

FESTIVAL DE CANNES

Nesta terça (14), o Telecine Cult, a partir das 18h40, especial com filmes brasileiros que concorreram à Palma de Ouro como 'Bacurau' e 'Terra em Transe'. Entre terça (dia 14) e sábado (dia 25), é realizada a 77ª edição do Festival de Cannes e, para quem quer entrar no clima do evento, o Telecine reúne mais de 40 filmes que foram exibidos em outras edições do festival. Entre eles, está ‘Monster’, longa de Hirokazu Kore-eda indicado à Palma de Ouro no ano passado. Centrado em dois pré-adolescentes, o filme retrata os efeitos do bullying e da homofobia sobre o desenvolvimento dos garotos. Do mesmo diretor,  Assunto de Família’, foi consagrado com a Palma de Ouro em 2018; e que foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019.

Outro concorrente ao prêmio em 2023, ‘Asteroid City’, de Wes Anderson, também está disponível no acervo. Na história, uma família fica perdida depois que seu carro quebra. O grupo, então, fica preso na cidade ‘Asteroid’, que se prepara para a comemoração do Dia do Asteroide. A festa, no entanto, é interrompida por eventos estranhos.  Também de Anderson, ‘Moonrise Kingdom’, concorreu à Palma de Ouro em 2012 e foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original em 2013.

Também estão no acervo títulos como ‘Parasita’, longa agraciado com a Palma de Ouro em 2019; ‘Bacurau’, longa de  Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho que concorreu à Palma de Ouro em 2019; ‘O Estranho Que Nós Amamos’, indicado à Palma de Ouro em 2017 e rendeu à Sofia Coppola o prêmio de Melhor Direção no festival; e ‘Esculturas da Vida’, longa protagonizado por Michelle Williams que concorreu à Palma de Ouro em 2022.

No dia da abertura do festival, na terça (dia 14), o Telecine Cult apresenta, a partir das 18h40, o especial ‘Festival de Cannes’, com filmes brasileiros que foram selecionados para o festival. A programação exibe, em sequência, os títulos: ‘O Pagador de Promessas’, ‘Bye Bye Brasil’, ‘Bacurau’ e ‘Terra em Transe’. Confira, depois da lista completa com filmes exibidos em Cannes, o serviço com os horários de exibição dos longas no canal.

 

OS PINGUINS DO PAPAI

(Mr. Popper's Penguins). 15h25, na Globo. EUA, 2011. Direção de Mark Waters. Com Jim Carrey, Carla Gugino, Madeline Carroll, Ophelia Lovibond, Angela Lansbury e Maxwell Perry Cotton. Sonhando com uma promoção, Tom Popper acaba ignorando os filhos. Após a morte do pai, ele ganha cinco pinguins, que o ajudarão a se aproximar dos filhos. Comédia.