MAP promove encontro regional no Carmo neste sábado
‘Mulheres Amigas do Peito’ se reúnem no décimo encontro regional

Neste sábado, dia 22, Carmo do Rio Claro recebe dezenas de mulheres de diversos municípios da região e confirmadas no Encontro Regional das Mulheres Amigas de Peito (MAP). Entre 7h30 e 16h, no Grêmio Recreativo Carmelitano (GEC) vão assistir palestras, apresentações, show musical ao vivo e participar do sorteio de brindes.
Será a 10ª edição do evento que começou a partir da iniciativa de duas pacientes do Hospital Regional do Câncer (HRC) de Passos e uma assistente social que participavam também do grupo de apoio do HRC, Apoio a mulheres mastectomizadas (Dammas). Elas buscavam conhecimento de outras mulheres e grupos que passavam pelo enfrentamento da doença, através das redes sociais e participação em congressos e seminários, surgindo a ideia de promover um encontro de pessoas do sexo feminino de Passos e Região em tratamento do câncer de mama, com intuito de levar a informação, esclarecer dúvidas e promover a confraternização.
O primeiro aconteceu em março de 2017, em Passos, na casa de uma das pacientes do hospital e toda a organização ficou a cargo das próprias participantes que se empenharam muito para que o evento fosse realizado. “Tivemos palestras com médico e psicólogo, música para entretenimento, café da manhã, almoço, sorteio de brindes e um animado bingo”, contou Solange Lima Reis Souza, coordenadora do Grupo Dammas e Assistente Social do HRC.
Após o encontro, em março de 2018, novos conteúdos foram aflorando e sendo implementados. Criaram-se comissões nas cidades da região para mobilização sobre a importância destas reuniões e o quanto favorece a auto-estima e compreensão da realidade. Baseado nas solicitações das próprias pacientes, os encontros começaram a ser realizados contando cada vez mais com um número maior de participantes e resultados surpreendentes.
“O HRC é um apoiador no processo e organização para efetivação dos encontros através do apoio dos profissionais integrantes do Grupo Dammas. Os objetivos dessas reuniões anuais são proporcionar um espaço de reflexão, informação e interação social às mulheres que passam pelo tratamento de câncer de mama ou em acompanhamento médico, promovendo assim um espaço para diálogos, troca de experiências a nível municipal e regional”, explicou Solange.
Pela ordem anual desde 2017, os municípios que sediaram os encontros são: Passos e Capitólio duas vezes cada, Piumhi, Alpinópolis, Guaxupé, Alpinópolis e Glória. Durante os anos da pandemia da Convid 19 foram suspensos.
DAMMAS
O objetivo do grupo é auxiliar as mulheres que se submeteram a cirurgia de mastectomia, para as mudanças psicossociais que surgem após o procedimento. Especificamente, instigar a motivação pessoal, fortalecer laços familiares e de amizades, propiciar a socialização contínua, estimular a alimentação saudável, incentivar a prática de atividades físicas, promover a auto estima, orientar o autocuidado e o retorno a atividades ocupacionais.
Atualmente, as reuniões são quinzenais, às quintas-feiras, para trocas de experiências, acolhimento e dinâmicas, sempre buscando a superação. Equipe Multiprofissional: Assistente Social, Nutricionista, Fisioterapeuta, Terapia Ocupacional, Psicologia e Enfermeiras (os), que conduzem os encontros também nas comemorações de datas festivas e eventos sócio-educativos