Major Daniel Cardoso Ladeira assume comando do 12º BPM
Substituição no comando do Batalhão surpreendeu os meios políticos de Passos, que deram muito apoio financeiro à corporação
O Major PM Daniel Cardoso Ladeira assumiu o comando do 12º Batalhão da Polícia Militar em Passos, na quinta-feira, 26. Natural de Viçosa, ele foi transferido para Passos no ano passado, e atuou na área de tecnologia da PM durante 15 anos.
Ele fica no lugar do Ten Cel PM Leonardo Abdala Guimarães, que estava no cargo desde fevereiro de 2023. A substituição foi recebida com surpresa, pois nos meios políticos ligados ao prefeito Diego Oliveira, de quem o ex-comandante era muito próximo, Abdala era tido, depois de sua passagem para a reserva, como o futuro comandante da Guarda Municipal de Passos, que deverá entrar em operação no próximo ano. Durante a atual gestão, a PM recebeu grande apoio financeiro da Prefeitura, através de ONGs ligadas à Polícia.
Segundo o novo comandante, ainda não houve a designação de outro subcomandante, e, por enquanto, ele segue exercendo as duas funções. O comandante é responsável pela parte administrativa e operacional das 16 cidades que compõem o 12º BPM.
Na manhã de ontem, ele se reuniu com outros comandantes da região para tratar sobre a expectativa do novo trabalho e diretrizes. De acordo com o novo comandante, a expectativa para o futuro da corporação é muito boa, por conta do bom desempenho da equipe nos últimos anos. “Temos atingido resultados muito bons. Em 2018, por exemplo, foram registrados 575 roubos. Agora, nos sete primeiros meses do ano, foram 85, uma queda muito grande”, comentou.
“Neste ano, até agosto, em relação ao ano passado, nós tivemos queda de 60%. Passos teve a maior queda de roubos na região inteira, com 75%. Isso por meio de um trabalho de prevenção e de repressão qualificada. Se teve um roubo, a gente vai atrás até prender, sem parar. Tanto é que, nas últimas ocorrências de roubos da cidade, todos os autores estão presos. Tem mais de uma semana que não tem roubo aqui”, disse Ladeira.
Sobre as diversas apreensões de menores por tráfico de drogas em Passos – que somente nos primeiros 20 dias de setembro foram 8 apreensões –, o comandante explica: “Menor traficando é um dos grandes problemas. Aqui, é todo dia [apreensão]. Mas não adianta, porque você apreende e no outro dia eles saem”, disse.
“É impressionante o aumento no número de menores traficando. Mas esse é um problema apenas policial? Não. É um problema social. E tem que ser tratado em várias esferas na sociedade. Manter esse tanto de meninos preso não é a maneira de resolver esse problema”, disse Ladeira.
“Sobre o aumento de apreensão de drogas, sempre teve muita droga, mas agora estamos apreendendo mais, por conta da queda de outros crimes. Faz uma semana não ocorre roubo em Passos. Temos mais tempo e, por isso, conseguimos aumentar a quantidade de apreensões”, explicou.
“Se for em algumas praças da cidade, eu vejo alguns meninos parados. Quando eu paro a viatura, saem correndo. Por quê? Porque estão com droga. É pouca droga, mas nós vamos para inibir essa prática. Caso contrário, eles tomam conta de diversos lugares”, completou.