Lucas Kallas vai integrar o Conselho do presidente Lula
Outro mineiro que vai participar do Conselho é o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia
O presidente Lula convidou o empresário mineiro Lucas Kallas, de origens passenses – neto de Farid Kallas –, a participar do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República. Ele é o CEO da Cedro Participações, que teve R$ 2 bilhões faturados em 2021, em negócios nos ramos da mineração, mercados financeiro e imobiliário, café, soja, pecuária e energia solar. Na administração Ataíde Vilela, uma de suas empresas atuava como terceirizada na Prefeitura Municipal de Passos.
***
Lucas Kallas, que no ano passado foi considerado a “Bola da Vez” no setor empresarial mineiro (leia aqui) é conselheiro estratégico da Fiemg, do Sindiextra e da Santa Casa de BH e Membro da Esfera Brasil. "Estar entre os selecionados é uma demonstração de que estamos no caminho certo, tanto nos aspectos de empreendedorismo, quanto no aspecto social, em que apoiamos mais de 50 projetos. Tenho certeza que honrarei a missão conferida", disse Kallas.
***
O outro mineiro no “Conselhão” é Walfrido dos Mares Guia. Ele foi deputado federal, vice-governador e ex-ministro de Lula, tendo ocupado as pastas do Turismo e de Relações Institucionais. Empresário em várias áreas, incluindo educação e saúde, Mares Guia é um dos nomes de confiança o presidente da República, tendo coordenado várias campanhas eleitorais de Lula em Minas. Empresários como Luiza Trajano fazem parte do grupo que se reunirá pela primeira vez no próximo dia 13.
***
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é um colegiado composto por representantes da sociedade civil. Seu trabalho consiste no assessoramento direto ao presidente da República em todas as áreas de atuação do Poder Executivo Federal — característica que o distingue dos demais conselhos de governo.
***
As conselheiras e os conselheiros são representantes dos setores como, saúde, segurança pública, primeira infância, esportes, direito do consumidor, economia digital, inovação e empreendedorismo, dentre outros. Juntos, constituem um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas que estimulem o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.
***
A diversidade dos membros do CDES conduz ao diálogo plural, com trânsito de vários tipos de informações e de pontos de vista. Essa riqueza de perspectivas, aliada ao propósito compartilhado de pensar o desenvolvimento do país, ajuda o Conselho a superar diferenças e a construir consensos. Carinhosamente apelidado de “Conselhão”, o CDES é um dos mais importantes instrumentos contemporâneos de participação social no Brasil, assim como ocorre em várias democracias pelo mundo, como França, Espanha, Holanda, África do Sul, Coreia do Sul, República Dominicana e Panamá.