Lançamentos e apresentação da Filarmônica 14 de Maio encerram FliPassos
Evento foi iniciado na segunda-feira e teve grande participação de estudantes e apreciadores da literatura
Com a apresentação da “Filarmônica 14 de Maio”, às 20h na praça Geraldo da Silva Maia, será encerrada hoje a 6ª Edição da Feira Literária de Passos. A Banda Sinfônica, fundada em Passos, executa música instrumental dos mais variados gêneros como, marchas, temas de filmes, músicas populares e eruditas.
Ela trabalha com o ensino musical gratuito para alunos de todas idades, porém foca na formação profissional e sociocultural de crianças e adolescentes. Atualmente a banda de música é composta por 62 músicos na sua formação completa, sua presidente é a clarinetista Élida Moura e seu regente o maestro Leandro Lessa.
Como vem acontecendo desde segunda-feira, a programação deste último dia do evento começa cedo. Entre as atrações do dia, às 9h está programado um bate papo com o escritor André L. Nascimento. Graduado em Matemática pela Uemg, Letras pela Unimes e pós-graduado em Ensino de Língua Inglesa pela Cruzeiro do Sul. Leitor ávido desde que foi alfabetizado, cresceu participando e ganhando concursos de redação e poesia, além de escrever peças teatrais para todas as escolas que frequentou. Aos 14, compôs a letra do hino da E. M. Dr. Manoel Patti. Em 2013, foi convidado para escrever o roteiro do musical Aladdin da principal escola de música da cidade. Após retornar de um curso de inglês na Oxford College House, em Londres, iniciou a escrita de “O Coelho”, inspirado, de forma sombria, na história de Lewis Carroll que o fascina desde criança. Atualmente, leciona inglês, português e literatura, além de seus trabalhos como tradutor, habita em seu universo particular repleto de fantasia e muitas histórias novas a serem contadas, leva consigo seu esposo e seus sete cães-filhos.
Às 18h, na Tenda dos Escritores Convidados, o professor Márcio Francisco de Carvalho lança o livro “Sobre amor, coragem e esperança: histórias de professoras e professores”. O livro foi escrito por Márcio e Elodia Honse Lebourg, Fernanda Saldanha, Maisa de Freitas, Maria Alzira Leite, Michelle Ristow, Priscila de Freitas Machado e Túlio Romualdo Magalhães, professoras e professores de toda parte do país. Os textos foram publicados originalmente no site da rede Professores Transformadores entre os anos de 2018 e 2021 e, posteriormente, se transformaram nesta obra.
Os relatos presentes no livro são sobre as práticas, desafios e caminhos para resistir e continuar acreditando no poder transformador da educação. Há saída para um contexto educacional como o brasileiro, forjado e mantido sob bases excludentes de uma sociedade abissalmente desigual? Como professoras e professores seguem em meio a tantos ataques e constante desvalorização? De que forma a Educação encontra caminhos para resistir, ainda que sem os devidos investimentos e respeito? Estes eram alguns dos questionamentos que fomentaram a existência da obra.