Keiton e Kleidir comemoram 40 com “Paz e Amor”

Aquiles, Miltinho, Dalmo, Pauleira, Kleiton e Kledir falam de um sonho que não acabou

Keiton e Kleidir comemoram 40 com “Paz e Amor”
Os irmãos Kledir e Kleiton Ramil conquistaram espaço para a sonoridade e o sotaque gaúchos na MPB e no pop nacional

Os 40 anos de carreira da dupla Kleiton & Kledir não puderam ser comemorados como os irmãos gaúchos gostariam, pois a pandemia ceifou a agenda cultural em 2020. Nada menos de três projetos foram interrompidos, além da comemoração. A pandemia atrapalhou, mas não impediu a festa, que ocorreu nesta quinta-feira (3/6) no show on-line “Kleiton & Kledir 40 anos”, transmitido diretamente do Teatro Claro Rio, na capital fluminense. Os dois, que não se apresentam ao vivo desde janeiro de 2020, estavam acompanhados pelos instrumentistas Adal Fonseca, André Gomes e Dudu Trentin.

A novidade é “Paz e amor”, single lançado com o MPB4 durante o confinamento social (veja o clipe abaixo). “A letra fala de esperança em meio a essa loucura que estamos vivendo”, revela Kledir. “Estamos vivendo tempos de escuridão total. Não falo só de pandemia, mas também da ignorância do nosso Brasil e do planeta. Tudo indo numa direção meio sem rumo. A letra fala disso, mas com esperança, pois no meio da pandemia comecei a perceber muitos movimentos de solidariedade”, conta. “Vi várias pessoas preocupadas com as outras. Isso é algo transformador, capaz de mudar o mundo.”

De acordo com o cantor e compositor gaúcho, as pessoas reclamam do mundo, mas sempre põem no outro a culpa pela crise. “Pergunto: o que cada um de nós pode fazer para mudar? Pra mim, essa letra é muito importante, pois neste momento em que estamos todos angustiados, a maioria trancada dentro de casa, ela traz a mensagem de retomar o sonho de paz e amor que vem lá de outros tempos.”

Os irmãos gaúchos têm aproveitado a quarentena para compor e lançar projetos ligados a trabalhos anteriores. “No começo, ficamos assustados, como todo mundo”, comenta Kledir Ramil a respeito do avanço do novo coronavírus. Diante da impossibilidade de fazer shows, a dupla caiu na real. “Pensamos: vamos lançar o que temos na mão.” É o caso de 'Kleiton & Kledir ao vivo', produzido há mais de 10 anos para a Som Livre, fora de catálogo. “O material era nosso, o DVD chegou agora às plataformas pela Biscoito Fino”, informa o compositor.

Paz e  Amor é  uma  canção  de  esperança  neste momento difícil que  estamos  vivendo. K&K e  MPB4 acendem “uma  luz  no  frio  da escuridão”. Aquiles, Miltinho, Dalmo, Pauleira, Kleiton e Kledir falam de um sonho que não acabou e é capaz de despertar nossos melhores sentimentos de “paz e amor pra toda a humanidade”. A  música  foi inteiramente gravada  em  aparelhos  celulares, dentro dos limites impostos pela quarentena. Confira no clipe (no youtube, na playlist OUÇO, outros sucessos da dupla):