Justiça eleitoral de Passos recebe quase 300 urnas para o pleito deste ano
Equipamento agora começa a ser inspecionado e os dados dos candidatos de Passos serão carregados em solenidade no dia 28 de setembro
A Justiça Eleitoral de Passos recebeu nesta segunda-feira, 19, as 293 urnas que serão utilizadas nas 276 mesas receptoras das eleições em Passos neste ano.
Essas urnas começam agora a ser preparadas para receber dados oficiais de candidatos e eleitores para as Eleições Municipais 2024. Segundo Alexandre Araújo, as urnas passam por etapas de inspeções, testes de hardware e software, e simulações diversas, realizados pelo corpo técnico do Cartório Eleitoral, até estarem prontas para receber os dados oficiais das eleições. As urnas recebidas são modelo novo, ano 2020, com projeto atualizado
A cerimônia pública de carga dos dados oficiais nas urnas já está marcada: será nos dias 28 e 29 de setembro.
Nesta terça-feira o Cartório Eleitoral de Passos deverá divulgar todos os editais de todas as cerimônias públicas que realizará durante o processo eleitoral, desde carga e auditoria das urnas, até a diplomação. Essas cerimônias são públicas e a Justiça eleitoral está conclamando a todos a acompanhar as etapas do processo eleitoral, conforme cronograma abaixo:
- Distribuição do horário eleitoral, dia 23/08
- Instalação da comissão especial de segurança, dia 26/08
- Instalação da comissão especial de transporte, dia 28/08
- Treinamento de presidentes de seção, dia 15/09
- Treinamento de coordenadores de acessibilidade, dia 14/09
- Treinamento de motoristas da comissão de transporte, dia 20/09
- Geração das mídias com os dados oficiais que serão inseridos nas urnas, dia 27/09
- Inserção dos dados oficiais nas urnas, dias 28 e 29/09
- Conferência final das urnas, dia 01/10
- Auditoria do sistema de transmissão dos dados para totalização, dia 04/10
- Emissão da zerésima do sistema de totalização, dia 05/10
- Diplomação dos eleitos, dia 05/12
DISTRIBUIÇÃO DAS URNAS
A distribuição das urnas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais começou no dia 1 de agosto e prossegue até o dia 30. São 95 caminhões que estão percorrendo mais de 71 mil quilômetros nas estradas de Minas. Cerca de 30 pessoas trabalham diariamente no carregamento desses caminhões no Centro de Apoio do TRE-MG, em Belo Horizonte.
Em 2024, o transporte das urnas eletrônicas está sendo feito por caminhões dos Correios. Para que os equipamentos cheguem em segurança às zonas eleitorais, os caminhões são trancados e lacrados. Contam com rastreadores e o deslocamento é monitorado pela Polícia Militar Rodoviária e Polícia Rodoviária Federal.
Quando cada caminhão chega ao destino final, funcionários de uma agência local dos Correios são mobilizados para ajudar a descarregar as urnas eletrônicas. As urnas são armazenadas em local definido pelo chefe de cartório e juiz de cada zona eleitoral. Todos esses ambientes contam com vigilância da Polícia Militar.
As mais de 54 mil urnas eletrônicas do TRE-MG ficavam armazenadas em um galpão em Belo Horizonte. Antes de cada eleição, as urnas que serão usadas nos locais de votação do interior de Minas Gerais são enviadas para as sedes de 282 zonas eleitorais, que abrangem 851 municípios. Apenas os equipamentos de Belo Horizonte e Contagem permanecem no Centro de Apoio do TRE-MG.