Já é Natal no Cine Roxy a partir desta quinta-feira

Papai Noel está prestes a sair para seu trabalho anual quando é sequestrado, mesmo sob a forte vigilância de seu segurança

Não é nem metade de novembro, e o primeiro filme de Natal do ano já chega aos cinemas de Passos, Paraíso e pelo Brasil afora, no gesto desesperado de capturar a bilheteria dos cinéfilos ávidos pelo gênero logo cedo, antes que qualquer concorrente minimamente melhor dê as caras. Operação Natal é uma combinação de ação com comédia, que parece destinado a ninguém. Violento demais para o público infantil, e sem graça demais para os adultos, deve ser esquecido num limbo qualquer antes mesmo do começo de dezembro. 

Os atores Dwayne “The Rock” Johnson e Chris Evans são os protagonistas do filme (Divulgação)

 

Dirigido por Jake Kasdan, o filme é protagonizado por Dwayne Johnson, como Callum Drift, o segurança brutamontes do Papai Noel (J. K. Simmons), mais conhecido como Das Neves, que antes de sair pelo mundo distribuindo presentes na noite de 24 de dezembro gosta de trabalhar de, ora, Papai Noel num shopping. Tudo é muito organizado em seu QG no Polo Norte, protegido por uma redoma inquebrável e intransponível. 

Drift está com um problema. Ele não acredita mais na missão do seu chefe, pois a lista de pessoas cínicas é muito maior do que das boazinhas. O Natal, para ele, perdeu o sentido, e acaba de pedir demissão. É importante dizer que ele tem uma enorme influência sobre Papai Noel, que se tornou um sujeito quase excessivamente tão musculoso quanto ele. 

Na outra ponta do filme está Jack O'Malley (Chris Evans) golpista desde que criança, quando foi colocado na lista das crianças malvadas por duvidar da existência de Papai Noel. Agora adulto, está envolvido, sem saber, num esquema para o sequestro do bom velhinho, que é o que acontece, e se torna o maior problema do filme. Simmons é o que há de melhor aqui, mas fica fora de cena a maior parte do tempo. 

Jack é obrigado por Drift a se unir à equipe de resgate – uma vez que, indiretamente, o rapaz foi responsável pelo sequestro, realizado pela bruxa Grýla (Kiernan Shipka). Não é preciso nenhuma dose de cinismo em relação ao espírito natalino para saber exatamente o que acontece. O que talvez ninguém esperava é o nível das piadas: sem qualquer graça. Tudo é tedioso, embalado num pacote de CGI levemente tosco, que inclui um urso que lembra muito o da propaganda da Coca-Cola. 

 

OPERAÇÃO NATAL (Red one). EUA, 2024. Gênero: ação. Classificação: 12 anos. Direção: Jake Kasdan. Elenco: Dwayne 'The Rock' Johnson , Chris Evans , Kiernan Shipka. Cine Roxy, em Passos, 21h00. Cine A, em São Sebastião do Paraíso, 16h45.