Instituto Presbiteriano lança hoje projeto do Mackenzie em Passos

Ainda neste ano o projeto educacional vai ser implantado nas dependências da igreja, no centro de Passos

Instituto Presbiteriano lança hoje projeto do Mackenzie em Passos
Área no Mirante do Vale onde futuramente será construído o Instituto Presbiteriano de Educação de Passos (Divulgação)

Será lançada nesta quinta-feira, no loteamento Mirante do Vale, a pedra fundamental do Instituto Presbiteriano de Educação de Passos, através de um convênio com o Instituto Mackenzie. Numa área de 5 mil metros quadrados deverá, em um futuro muito próximo, se tornar um espaço que oferecerá ensino infantil, médio e superior. A metade do terreno foi uma doação feita por Jairo Roberto da Silva e família e a outra parte adquirida da família em parceria com a Habitat Loteamentos a um valor abaixo do de mercado.

Conforme o presidente da Igreja Presbiteriana Central de Passos, Moisés Coelho Castro, para o evento de hoje estão confirmadas as presenças do presidente nacional da Igreja Presbiteriana, o reverendo Roberto Brasileiro, o presidente do Conselho Curador do Instituto Presbiteriano Mackenzie, o reverendo Juarez Marcondes Filho, o diretor do Instituto Presbiteriano Gammon, de Lavras, o professor doutor Alysson Massote Carvalho, o Presidente da Comissão Nacional de Educação da Igreja Presbiteriana, o reverendo Geomário Carneiro, empresários, autoridades e lideranças políticas, além de todo o conselho administrativo da igreja em Passos.

Ainda sem uma data definida para início das obras, o pastor Moisés Castro informou que o projeto tem três etapas que vão de curto, médio a longo prazos. “Inicialmente vamos trabalhar com a proposta de iniciar o ensino fundamental para alunos do infantil ao 9º ano em um espaço que a Presbiteriana já tem, no centro da cidade, na rua Cel. Neca Medeiros. É o nosso edifício de educação. Claro, que vai passar por uma reforma, vamos fazer nova portaria, cuidar da parte de segurança que é exigência para a criação de uma escola. Neste espaço teremos cerca de 9 salas que atenderão em dois turnos, podendo atender cerca 20 alunos em cada”, explicou.

Para o projeto do Instituto Presbiteriano de Educação de Passos a ideia é já em 2022 montar o projeto educacional, em parceria com o Mackenzie Educacional. “O sonho efetivo da igreja é o ensino completo, do infantil ao superior dentro dos preceitos e programas de uma escola aberta, confessional e cristã. Podem ser alunos que professem qualquer religião, a escola é aberta”, disse o presidente.

Sobre a área onde será a construção da nova sede, Castro contou que fica na Avenida Unimed, nas proximidades da Faculdade Atenas, já em funcionamento. Com relação ao projeto ele será desenvolvido à medida da disponibilidade financeira. “Como a igreja presbiteriana tem relações internacionais, podemos ser abençoados e agraciados com recursos que façam com que em menos tempo consigamos erguer as obras. Mas, como expectativa e vontade, cremos que nos próximos 10 anos este instituto já seja uma realidade, com todo o ensino do infantil ao superior, também com cursos técnicos”, afirmou.

O Mackenzie é uma instituição educacional privada, confessional e sem fins lucrativos, com 150 anos de história. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade.