Instituto Motirõ divulga programação de eventos em janeiro
Com dois anos de atividade, Instituto tem programação especial em janeiro
O primeiro mês do ano está repleto de atrações culturais para todos os gostos, de acordo com a programação elaborada pelo Instituto Motirõ de Passos, que em maio vai completar dois anos de atividades. Ao longo de janeiro, às quatro sextas-feiras, sempre às 19h, há uma atração diferente, porém, de última hora, foi inserido o quinto espetáculo, todos com entrada gratuita para o público.
Dia 10, será a vez do Cine Motirõ com a exibição do documentário Jeronimo Neto: arte, legado e mensagem. O diretor e produtor, Vicente Abreu, estará presente para uma conversa com os espectadores após a exibição. Na sexta-feira seguinte, dia 17 de janeiro, o projeto 'Pessoas que Transformam Pessoas' vai receber o professor, jornalista e escritor, José Reis dos Santos para contar sua trajetória ao longo da vida profissional.
O terceiro projeto de janeiro, dia 24, será a vez do projeto 'Cafezim Filosófico' e o convidado especial é o professor Adelino Franklin que, em uma roda de conversa, promoverá a reflexão sobre um dos sete saberes necessários para a educação do futuro, defendidos pelo filósofo Edgar Morin. O 'Rodas Temáticas', excepcionalmente dia 30, em uma quinta-feira, que terá, como tema, o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e, como convidado para mediar a temática, Miguel Arcanjo, idealizador da HQ Zagaia.
Para finalizar o mês, no dia seguinte, acontece o momento do 'Clube do Livro Motirõ', que terá a discussão do livro 'Cem anos de Solidão', do autor Gabriel Gárcia Márquez.
A sede do Instituto Motirõ fica na rua Santo Antonio, pouco abaixo da Praça da Igreja Matriz de Passos (Divulgação)
INSCRIÇÃO
Para ter acesso à sede do Instituto, localizada na rua Santo Antônio, 100, centro, os interessados devem acessar a página da organização cultural no Instagram e preencher o formulário de inscrição que se encontra no endereço eletrônico @institutomotiro
Os fundadores do ponto cultural são os professores Betânia da Silva Marques e Márcio Francisco de Carvalho, promovem projetos dedicados ao fomento, promoção de cultura, educação em Passos e região. Atualmente são executados os seguintes projetos: Raízes de Passos, Cine Motirõ, Clube do Livro Motirõ, Cafezim Filosófico, Rodas Temáticas Motirõ,Prosa Motirõ, Travessias Pedagógicas, Pessoas que Transformam Pessoas e o Ecomotirõ.
Para Betânia Marques, "os projetos ajudam na democratização da cultura e atuam no incentivo à realização de atividades importantes para o desenvolvimento individual e comunitário dos cidadãos". "Apesar do Instituto realizar vários projetos, eles, de certo modo, formam uma grande teia cultural, ao promoverem conexões com as suas temáticas e com a proposta do Instituto", salientou Márcio.