Insegurança alimentar atinge mais de cem mil em JF

Coluna MG 10 Dezembro

Insegurança alimentar atinge mais de cem mil em JF
Quase um sexto da população de JF está em quadro de fome, sendo privada de alimentos em quantidade suficiente para trazer saciedade (Divulgação Anjos da Rua)

COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

Insegurança alimentar atinge cem mil

O diagnóstico do Sistema Agroalimentar de Juiz de Fora, feito pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mostrou que mais de cem mil juiz-foranos podem estar em insegurança alimentar. Isso significa que quase um sexto da população do município está em quadro de fome, sendo privada de alimentos em quantidade suficiente para trazer saciedade, sofrendo incerteza quanto ao acesso a alimentos em um futuro próximo e/ou com a qualidade da alimentação comprometida. Apesar de o dado seguir o panorama nacional, o cenário é alarmante, deixando diversas pessoas em estado de vulnerabilidade, com problemas de saúde a curto, médio e longo prazos e sobrecarregando instituições voluntárias da cidade. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Procon autua lojas em Patos

O Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-MG) realizou a fiscalização de supermercados, hipermercados e "atacarejos" na cidade de Patos de Minas. Ao todo, foram inspecionadas 19 lojas do segmento de revenda varejista de produtos e alimentos. Dezesseis delas foram autuadas por estarem descumprindo, de alguma forma, as normas administrativas que protegem os direitos dos consumidores. As infrações mais comuns foram divergência entre o preço constante na gôndola e preço cobrado no caixa, não funcionamento ou funcionamento inadequado dos terminais de consulta de preços e disponibilização de produtos vencidos ou avariados para a venda. (Folha Patense – Patos de Minas)

 

Presença de radônio investigada em Poços

A equipe do projeto Ciência & Radônio está convidando moradores do Bortolan e do Residencial Campo da Cachoeira, na Zona Oeste de Poços de Caldas, para participar do projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido nesta região, em parceria com a Unicamp e o laboratório da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear)em Poços de Caldas. O projeto Ciência & Radônio visa estudar e identificar a presença de radônio nas residências dessas localidades a partir da medição in loco. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

 

PCMG realiza campanha de arrecadação

A Polícia Civil de Minas Gerais realiza, a partir desta semana, uma ação solidária em prol de vítimas da violência doméstica, familiar e sexual. A campanha “Natal Seguro: Você não está só” vai arrecadar, até o dia 14/12, roupas, calçados e brinquedos em bom estado de conservação, que serão destinados para a Casa da Mulher Mineira. Todos os públicos, tanto internos quanto externos, podem realizar as doações, que deverão ser entregues em nove unidades policiais - entre delegacias, departamentos especializados, Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol-MG) e Cidade Administrativa. (Folha de Sabará – Sabará)

 

Santa Casa de MoC certificada

A Organização Nacional de Acreditação e o Ministério da Saúde do Brasil acabam de recertificar, pela terceira vez seguida, a Santa Casa Montes Claros como Hospital de Excelência Nível III. As duas primeiras recertificações foram em 2016 e 2019. Para o superintendente Maurício Sérgio, “a conquista da Acreditação representa o reconhecimento para todo o corpo funcional e para as lideranças do hospital, que fazem da Santa Casa merecedora do respeito e da credibilidade da população que se beneficia dos seus serviços – seja via SUS, convênios ou atendimento particular”, ressalta. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

 

Sete Lagoas tem gratuidade no transporte

Nos dias 8, 11, 18 e 25 de dezembro os usuários de transporte coletivo terão gratuidade nas passagens de ônibus de todas as linhas em Sete Lagoas. A gratuidade foi regulamentada por lei municipal aprovada pela Câmara Municipal. O objetivo é fomentar a economia de Sete Lagoas no período natalino. “Criamos mais uma oportunidade de movimentar a economia da cidade. Isso é importante para os servidores municipais que já estão com o 13º salário na conta e para o público em geral. Aproveitem a oportunidade e visitem seus parentes e amigos e fortaleçam nosso clima festivo de final de ano com compras em nosso comércio”, comentou o prefeito Duílio de Castro. (Sete Dias – Sete Lagoas)

 

Ecoponto entra em funcionamento

O 15º Ecoponto de Uberlândia, localizado no bairro Monte Hebron, começou a funcionar. A estrutura contribui com o meio-ambiente ao receber e dar a destinação correta para resíduos, massa verde e materiais volumosos, ajudando a reduzir o descarte incorreto em pontos críticos. O Ecoponto foi construído em uma área municipal de 1,5 mil metros quadrados, localizada na avenida Guimara Alves Oliveira, entre a avenida Benedita Fagundes da Costa e a rua Maura Pereira Rodrigues. O espaço atende, principalmente, os bairros Monte Hebron, Panorama, Jardim Célia e Lago Azul. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)

 

Policlínica Central faz cirurgias

A Prefeitura de Varginha e a Secretaria Municipal de Saúde inauguram o Centro Cirúrgico Ambulatorial na Policlínica Central. O espaço será utilizado para a realização de pequenas cirurgias e biópsias, visando agilizar os procedimentos e diagnósticos, além de atender demandas reprimidas, diminuindo a fila de espera. De acordo com o secretário de Saúde, Armando Fortunato Filho, o local é adequado e estruturado com acessibilidade. “Cirurgias realizadas em hospitais poderão ser realizadas no Centro Cirúrgico Ambulatorial na Policlínica Central (SUS) que estará à disposição dos colegas”, explica. (Gazeta de Varginha – Varginha)