Inquérito no Ministério Público de Passos apura poluição da JBS desde 2022
Frigorífico volta a causar reação da comunidade por causa do mau cheiro

Assunto que volta a ganhar repercussão nas últimas semanas na cidade de Passos é a poluição causada pelo Frigorífico da JBS, às margens da MG 050. E não é verdade que o tema não tenha registrado reclamações, como se divulgou.
Prova disso é o inquérito civil nº MPMG-0479.21.001379-9, instaurado em fevereiro de 2022, para apurar a denúncia. A demúncia já foi apresentada pelo MP e está sob análise da justiça.
São autores da ação a Associação dos Moradores do Bairro Novo Mundo, Associação dos Proprietários do Condomínio das Nações, Associação dos Proprietários do Condomínio Monte Belo e a Associação dos Proprietários do Condomínio Vale Verde.A empresa mantém o frigorífico no trecho Passos/Furnas e uma fábrica de ração no trecho Passos/Itaú, na MG 050.
No ano passado o assunto também chegou a ter repercussão nas reuniões da Câmara de Passos, quando a JBS chegou a assegurar para alguns vereadores que seriam instalados equipamentos.
Nesta semana, ao repercutir o problema, a vereadora Isabel Ribeiro ocupou a tribuna no grande expediente e defendeu a necessidade da Câmara se reunir com a empresa para buscar uma solução da poluição.
JBS NO RANKING DOS VILÕES
A brasileira JBS que tem a filial em Passos e é a maior produtora de carne e detentora das marcas Seara, Swift e Friboi, liderava em 2023 o ranking dos maiores poluidores do planeta, sendo responsável por emissões equivalentes a 14 milhões de carros em circulação a cada ano. Como indicado no ranking, a pegada da cadeia de produção de grãos para ração animal da JBS equivale a 7,8 milhões de carros em circulação a cada ano (leia mais aqui)
O ranking é elaborado pela entidade ‘Proteção Animal Mundial’, uma organização internacional de bem-estar animal, com a missão de criar um mundo melhor para os animais. A Proteção Animal Mundial está registrada na Charity Commission como instituição sem fins lucrativos e na Companies House como sociedade limitada por garantia.
Fonte: https://www.worldanimalprotection.org.br