Iniciadas as obras do primeiro prédio da Cidade da Saúde e do Saber em Passos
No edifício será instalada a futura sede do Ambulatório Oncológico e dos serviços de Medicina Nuclear
Na semana passada as instalações da estrutura pré-fabricada do primeiro prédio da Cidade da Saúde e do Saber (CSS) foram iniciadas. A obra que já havia começado no dia 28 de outubro é um marco para o desenvolvimento da saúde em Passos e região. O edifício, denominado Módulo CSS 02, será a futura sede do Ambulatório Oncológico e dos serviços de Medicina Nuclear, além de abrigar áreas de apoio e técnicas.
Com um projeto inovador, o prédio foi concebido para integrar acessibilidade e eficiência. Ele contará com dois acessos principais: o térreo, que dará entrada ao Ambulatório Oncológico, e o segundo nível, que abrigará a Medicina Nuclear.
A estrutura, fabricada e instalada pela Marka Soluções Pré-Fabricadas, de Brodowski (SP), utiliza sistemas construtivos modernos, como o pré-fabricado de concreto que oferece maior agilidade, economia e sustentabilidade. O sistema pré-fabricado permite que os componentes sejam preparados em fábrica e instalados diretamente no local, reduzindo o tempo e os custos da obra. Após a conclusão dos serviços das estruturas virá o fechamento em Steel Frame. Tal sistema é composto por perfis de aço galvanizado, proporciona leveza e racionalização do projeto, substituindo o uso de cimento e tijolos.
Outro destaque é o uso de isopainéis no revestimento externo, que garantem isolamento térmico e acústico superior. Essa tecnologia reduz a dependência de sistemas artificiais de climatização, promovendo conforto ambiental e economia energética.
Até o dia 25 de novembro, 50% dos blocos de fundação já haviam sido concluídos, permitindo o início da montagem das estruturas pré-fabricadas, com previsão de finalização em 13 de dezembro. Após essa etapa, a CMP Engenharia e Construção dará continuidade aos serviços de capeamento das lajes, com conclusão prevista para janeiro de 2025.
O prédio será um dos pilares da Cidade da Saúde e do Saber, concentrando serviços de alta complexidade, como o novo aparelho de PET-CT, que permitirá diagnósticos mais precisos e rápidos para pacientes oncológicos. A expectativa é que a obra, quando concluída, amplie significativamente a capacidade de atendimento e traga benefícios duradouros para a população.
Segundo a Santa Casa de Passos, a realização desta obra só é possível graças ao esforço conjunto de várias frentes. Parte dos recursos provém de convênios com o Estado, viabilizados por intermédio de emenda parlamentar do deputado Cássio Soares. Além disso, as campanhas solidárias como a Casa Amor, anualmente apoiadas pela população da região, têm sido essenciais para captar os demais recursos necessários. Essa união da comunidade com a instituição tem possibilitado o andamento da obra que representa um passo essencial para o avanço da saúde na cidade.