Incêndios em Uberlândia aumentam
Coluna MG 14 Agosto
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
Incêndios em Uberlândia aumentam
Os registros de incêndios às margens das rodovias que cortam Uberlândia tiveram um aumento de 37% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados, mensurados pelo Corpo de Bombeiros, revelam que, entre janeiro e junho de 2023, os militares atenderam 33 ocorrências do tipo, contra 24 no ano anterior. As queimadas foram mais recorrentes nos meses de maio e junho. Além das ocorrências atendidas pelos Bombeiros, as concessionárias Eco050 e Ecovias do Cerrado, que administram trechos das rodovias BR-050 e BR-365, também constataram um aumento de 2,6% e 13%, respectivamente, dos incêndios. (Diário de Uberlândia – Uberlândia)
Estudantes fazem releituras de obras
Separadas por mais de 700 quilômetros de distância, duas escolas estaduais homônimas, batizadas de Nossa Senhora de Lourdes, têm também em comum salas de aula cheias de estudantes criativos. Desafiados a criarem releituras de grandes obras artísticas, alunos da rede estadual de ensino de Maria da Fé, no Sul de Minas, e Iturama, no Triângulo Mineiro, mergulharam em experimentações artísticas durante as aulas do componente curricular de artes. Uma inspiração para o Dia Nacional das Artes, comemorado no sábado, 12. (Jornal Andradas Hoje – Andradas)
Sine Araxá impulsiona políticas
Profissionalização de mecanismos e criação de políticas públicas de empregabilidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, responsável pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Araxá, realizou uma reunião com agências que ofertam vagas na cidade. O objetivo foi discutir assuntos como a busca de soluções para inserir pessoas no mercado de trabalho, aumentar o número de vagas abertas em carteira assinada e aumentar a disponibilidade das pessoas na busca por cursos de qualificação profissional. (Correio de Araxá – Araxá)
Cicloturismo sinalizado em Carvalhos
A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura finalizou a instalação das placas do Roteiro Intermunicipal de Cicloturismo na Serra da Mantiqueira. O cicloturismo é um dos segmentos que mais vem crescendo no Brasil. Este roteiro ligará seis municípios da região, onde a rota já se encontra em fase de formatação e em breve será finalizada para os amantes do Moutain Bike de todo país. O objetivo do roteiro é impulsionar o turismo na região. (Jornal Panorama – São Lourenço)
https://jornalpanoramaminas.com.br/finalizacao-das-placas-de-roteiro-do-cicloturismo-em-carvalhos/
Varginha instala câmeras de segurança
Agentes do Grupamento de Tecnologia da Informação da Guarda Civil Municipal de Varginha iniciaram a instalação de 8 câmeras de segurança no entorno do Ponto Central localizado na Praça Getúlio Vargas, que tem sido alvo com frequência de vandalismo e de tráfico e uso de entorpecente. A implantação das câmeras de segurança nos espaços públicos é um projeto iniciado pela Guarda em parceria com a Prefeitura, composto pela instalação e monitoramento de sistema de alarmes, câmeras, concertinas e cercas elétricas, os quais ao longo dos anos foram sendo atualizados e ampliados, alcançando hoje mais de 130 instalações públicas munidas desses sistemas. (Gazeta de Varginha – Varginha)
Uberaba alerta sobre febre maculosa
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, via Departamento de Vigilância em Saúde, instala placas de alerta em pontos estratégicos para conscientizar a população sobre os cuidados para se evitar a febre maculosa. A comunicação está sendo realizada em locais onde há presença de carrapatos. A febre maculosa é uma doença endêmica, causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela. As placas estão sendo instaladas em áreas verdes como Piscinão, no Parque das Acácias; Univerdecidade, Mata do Ipê e Peirópolis. (Jornal de Uberaba)
Poços na defesa da Escola Pública
Nos dias 24 e 25 de outubro, no Espaço Cultural da Urca, será realizado o I Seminário em Defesa da Escola Pública, iniciativa desenvolvida em parceria pelo Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais e Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas. Todo profissional que atue na escola pública de qualquer esfera (municipal, estadual ou federal) e de qualquer nível de ensino (da Educação Infantil ao Ensino Superior) poderá se inscrever na modalidade de ouvinte ou como apresentador de relato de experiência. (Jornal Mantiqueira Online – Poços de Caldas https://www.jornalmantiqueira.com.br/2023/08/12/pocos-de-caldas-vai-sediar-primeiro-seminario-