Imagem peregrina de Aparecida chega a Passos neste sábado
A paróquia que vai acolher a imagem por mais de 11 semanas é a de Nossa Senhora da Penha

Passos é mais uma vez contemplada com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, uma réplica da original encontrada em 1717, no rio Paraíba. Com o lema ‘Peregrino da Esperança’, de hoje até o dia 25 de maio, a popularíssima figura religiosa católica terá como casas provisórias o santuário e a capelinha de Nossa Senhora da Penha.
A solene acolhida da imagem, pelo pároco Aloísio Miguel Alves, ocorre neste sábado, dia 8, às 18h, no trevo da MG-050 com a avenida Arlindo Figueiredo. Em seguida, segue em carreata até o santuário, onde acontece a celebração eucarística aberta aos fiéis católicos da cidade e toda a região, prevista para ter início às 19h.
Ao longo dos 78 dias em que a efígie permanecer em Passos, até o dia 21 de março, entre 7h e 20h, diversos ritos estão programados, como visitas domiciliares, à algumas paróquias da cidade, reza do terço, do rosário e comemoração dos 10 anos do Terço dos Homens Filhos de Maria da comunidade Nossa Senhora da Penha. Durante um mês - de 21 de março a 21 de abril - a imagem será levada para as paróquias São Luís de Montfort, Nossa Senhora da Fátima, São Benedito e São Judas Tadeu.
Dia 21 de abril ela será levada novamente para o santuário e até 24 de maio, através de sorteio, acontecerão as visitas aos familiares dos integrantes do Terço dos Homens. No domingo, dia 25, acontecerá a celebração dos 10 anos do Terço dos Homens e a missa da despedida da imagem que será trasladada para a basílica nacional de Aparecida, município no norte do estado de São Paulo.
Os títulos de Rainha e Padroeira do Brasil foram declarados oficialmente pelo papa Pio XI, dia 16 de julho de 1930. O encontro da figura com a cabeça separada do corpo, ocorreu em 1717, no Porto Itaguaçu, pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso