“House of The Dragon”: o início do fim
Para a alegria dos fãs de “Game of Thrones”, nova série baseada na obra de George Martin chega à HBO Max com foco na família Targaryen
Em 2011, a série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo” de George R.R. Martin ganhava a adaptação televisiva de enorme sucesso, “Game of Thrones”. Apesar de já ser muito famosa no universo literário, quando o seriado estreou o mundo todo se envolveu no universo medieval criado pelo autor americano e nas intrigas familiares que giravam em torno da batalha pelo Trono de Ferro dos Sete Reinos. Ao longo de suas oito temporadas, a série dá conta de adaptar os cinco primeiros livros, com algumas adaptações. Já a nova produção da HBO Max, “House of The Dragon” continuará no mesmo universo, dessa vez com base nos livros “Fogo & Sangue” e "O Mundo de Gelo & Fogo”.
O spin-off é focado na poderosa família Targaryen e se passa 200 anos antes dos fatos relatados em “Game of Thrones”. Originários da pequena cidade de Valíria, os membros da família Targaryen ascenderam ao trono de Westeros por conta da unificação do território com a ajuda de seus dragões (única família com tal habilidade) e governaram por cerca de 300 anos. Assim, a série irá se passar no início da trajetória da família no poder e irá trazer toda uma gama de personagens novos, além de muitas intrigas familiares e políticas.
Um dos grandes desafios de “House of The Dragon” será explicar a confusa linha do tempo e a árvore genealógica da família Targaryen, que é repleta de casamentos consanguíneos (entre parentes próximos). Inclusive, uma polêmica é justamente a potencial sucessão feminina ao trono, uma vez que Rhaenyra Targaryen é primogênita do rei e casada com seu tio Daemon Targaryen. A mulher tem como principal competidor ao trono o seu irmão Aegon II Targaryen, filho do segundo casamento do rei. Para responder a essas questões, a série estará disponível na HBO Max a partir deste domingo, 21 de agosto.
É possível acompanhar "A casa do Dragão" sem ter visto "Game of thrones", pois esta é uma história à parte. A "A casa do Dragão" foca na história da dinastia Targaryen, antes de seu declínio, o que aconteceu muito antes das oito temporadas de "Game of Thrones". No entanto, pode ser interessante espiar a primeira série para ter uma ideia das dinâmicas das casas, do trono de ferro, Westeros, o continente onde fica os sete reinos, e até entender o temperamento dos Targaryens e a importância de seus dragões.
Os personagens principais da trama são o rei Visarys I (Paddy Considine), sua filha, Rhaenyra (interpretada por Milly Alcock e Emma D’Arcy, na fase adulta), o irmão do rei, o príncipe Daemon (Matt Smith), e a melhor amiga de infância de Rhaenyra, Alicent Hightower (interpretada por Emily Carey e Olivia Cooke, na fase adulta).
A história ainda traz a prima mais velha de Viserys, Rhaenys (Eve Best), que foi preterida ao trono de ferro. A similaridade do seu nome e da filha do rei, Rhaenyra, chegou a ser tema de discussão entre os showrunners, Miguel Sapochnik e Ryan Codal. Segundo a revista “The Hollywood Reporter”, Sapochinik sugeriu a Codal trocar alguns dos nomes dos personagens para que pudesse facilitar a compreensão do espectador. O pedido foi negado.
Rhaenys é casada com Corlys Velaryon (Steve Toussaint), o homem mais rico do reino, e adversário de Otto Hightower (Rhys Ifans), a "mão do rei", posição de conselheiro influente no reinado. Ele é pai de Alicent
Veja o trailer: