Horário do comércio se encerra nesta terça e bancos reduzem atendimento

As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nesta e na próxima semana

Horário do comércio se encerra nesta terça e bancos reduzem atendimento
Nesta segunda e terça são os últimos dias para o consumidor comprar o presente antes da noite de Natal (Divulgação)

O horário especial de Natal do comércio de Passos se encerra nesta terça-feira, dia 24, quando a maioria das lojas terão as portas fechadas às 17h para que os funcionários possam se preparar para relembrar o nascimento de Jesus Cristo entre a noite de terça-feira e as primeiras horas do dia seguinte. Muitos cristãos, também os não-católicos, costumam participar de missas e cultos, a maioria antes da virada do dia.

De acordo com a programação elaborada pela Associação Comercial e Industrial (Acip), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comerciários de Passos (Sindcomércio), nesta segunda-feira, dia 23, os estabelecimentos comerciais abrem às 9h e fecham às 22h. Na terça, entre 9h e 17h, dia 25 fechados, retornando à normalidade na próxima quinta-feira, inclusive na antevéspera e véspera da passagem de Ano Novo.

 

TROCA DE PRESENTES

       É costume do brasileiro, após o dia 25, voltar às lojas onde comprou o presente para pessoas de estimação ou o tradicional ‘Amigo Oculto’, representando uma nova oportunidade de novas vendas, aumentar o faturamento e ajudar a fidelizar os clientes. Em alguns casos, as lojas podem ganhar um valor adicional com o item trocado.

No entanto, as lojas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentem defeitos. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que o cliente só tem direito à troca se o produto não for possível de substituir ou se o defeito não for sanado em até 30 dias.

 

BANCOS

       As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nesta e na próxima semana. Amanhã, dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos terão o horário de atendimento ao público reduzido, das 9h às 11h. Já na véspera do Ano Novo, dia 31, não haverá expediente e as compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a TED. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), somente o PIX, sistema que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Dia 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, não há expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias também não serão efetivadas nessas datas. Dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro as agências funcionam normalmente, bem como a partir do dia 2 de janeiro.

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25, 31/dezembro e 01/janeiro – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.