Historiador promove retiro literário junto à pousada na Serra da Canastra
As “Vivências Literárias” de Dante Gallian serão realizadas na Pousada e Recanto Ecológico Vale do Céu, na Serra da Canastra
O historiador, mestre e doutor em História Social pela USP, com pós-doutorado pelo Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França, Dante Gallian, promoverá entre os dias 08 a 12 de outubro de 2021 o retiro: Vivências Literárias na Pousada e Recanto Ecológico Vale do Céu, na Serra da Canastra, a 36 kms de Passos, pela estrada São João Batista do Glória a Delfinópolis.
O Vale do Céu já é conhecido pelas cachoeiras, acomodações e museus da propriedade e lançou recentemente a Casa do Chorinho e o Teatro de Arena dentro da propriedade, incentivando ainda mais a valorização da arte aos seus hóspedes e visitantes.
Encorajando a cultura e a leitura, a Vivência Literária é uma ação de imersão, onde os participantes se reúnem para uma experiência do Laboratório de Leitura, completando um ciclo em um período específico; "Trata-se de uma atividade formativa que, partindo da experiência estética com os clássicos da literatura universal, promove uma riquíssima dinâmica de reflexão coletiva, redundando na ampliação de visão e revisão de atitudes, próprias de um movimento transformador de humanização," dizem os organizadores.
"Nesta vivência no Vale do Céu iremos nos encontrar com o conto 'A hora e vez de Augusto Matraga', de João Guimarães Rosa. Inserida no cenário amplo e deslumbrante do cerrado mineiro, o conto da Guimarães narra a história de Augusto Esteves que, por força de uma experiência extremamente traumática, revê e reinventa sua vida. Será uma oportunidade única lermos e discutirmos essa narrativa em meio a paisagem do Vale do Céu, em dias de imersão cultural. A Vivência Literária tem como resultados principais o conhecimento pessoal e mútuo, além de momentos de saúde e lazer imersos na espetacular vista do vale da Serra da Canastra", explicam os idealizadores do projeto.
O historiador, mestre e doutor em História Social pela USP,
com pós-doutorado pelo Centre de Recherches Historiques da École
des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França, Dante Gallian
Para o historiador Dante, a Vivência Literária vai muito além da Leitura: "De 8 a 12 de outubro, vou coordenar o ciclo de Laboratório de Leitura que está sendo organizado no pé da Serra da Canastra. Além do Laboratório, o Retiro prevê uma série de outras atividades, como caminhadas, sarau, apresentação de teatro e culinária típica da Serra da Canastra."
As vagas são limitadas e para participar deve ser realizada a reserva pela central do Vale do Céu, no telefone (19) 99684-5282.