Helicóptero com quatro pessoas cai em Capitólio

Única vítima do acidente será sepultada na tarde desta quarta-feira em Capitólio

Helicóptero com quatro pessoas cai em Capitólio
Bombeiros, equipes de resgate com embarcações e equipes policiais estão no local, perto da marina Porto Belo (Rerpdoução)

Será sepultado às 13h desta quarta-feira, 3, no Cemitério Municipal de Capitólio, a vítima do acidente que resultou na queda de um helicóptero no Lago de Furnas, Vanilton Alves Balieiro, de 44 anos. Ele morreu no local do acidente. Na aeronave estavam quatro pessoas, o piloto e três passageiros.

 

As outras três pessoas que estavam na aeronave tiveram ferimentos e foram encaminhados para as Santas Casas de Piumhi e de Passos. Julia Mendonça Silva Bernardes, de 22 anos, e o piloto do helicóptero, Lucas Chaves Ávila, foram para o hospital de Piumhi, e Leonardo Resende Silva Vitorino foi trazido para Passos.

 

Vanilton morava em Capitólio e teria sido convidado pelo piloto para fazer um passeio até Piumhi, para onde os outros dois passageiros seriam levados para pegar um voo para Bom Despacho (MG), onde moram. Segundo a Polícia Civil, ele teria ficado preso pelo cinto de segurança e foi retirado por marinheiros, já sem sinais vitais.

 

CENIPA

A aeronave é um helicóptero modelo EC 120 B, fabricado em 2009, para quatro passageiros. Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave em Capitólio.

 

Os Bombeiros foram acionados por volta das 9h20 e enviaram duas equipes até o lago. As três vítimas que sobreviveram à queda do helicóptero foram encontradas, atendidas no local, encaminhadas aos hospitais.

 

Em nota, a Polícia Civil informou que a aeronave decolou de um heliponto no Balneário Escarpas do Lago, em Capitólio, e que a queda ocorreu nas proximidades da Marinas Portobello.

 

Segundo a Polícia Civil, Julia Mendonça e Leonardo Resende teriam sido convidados para o voo pelo proprietário da aeronave e Vanilton teria sido convidado pelo piloto.

 

Os investigadores, do serviço regional do Cenipa no Rio de Janeiro, farão a coleta de dados, preservação de indícios e a verificação inicial de danos à aeronave, entre outras informações.

 

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que, assim que tomou conhecimento do acidente, a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) enviou uma equipe de busca, salvamento e resgate ao local para prestar socorro às vítimas.

 

Após ser retirado do lago, o corpo de Vanilton foi encaminhado para o Instituto Médico Legal em Passos e, após exame, encaminhado para a funerária Santa Rita, de Piumhi.

 

A queda do helicóptero foi registrada por uma câmera de segurança de um rancho e mostra o momento exato da queda, 9h03.

RECUPERAÇÃO

 

Julia Mendonça Silva Bernardes, de 22 anos, e o piloto Lucas Chaves Ávila foram levados para a Santa Casa de Piumhi. O estado de saúde deles ainda não foi divulgado.

 

A terceira vítima foi encaminhada para o hospital de Passos. De acordo com a Santa Casa, a vítima está sob avaliação mediante exames conduzidos pela equipe médica do hospital.

 

"A equipe de serviço social em plantão informou que, até o momento, os familiares não estabeleceram contato para autorizar a concessão de informações", explicou o hospital.

 

A família da vítima não autorizou que o hospital repassasse mais informações sobre o paciente.

PILOTO É DE BH

 

O piloto do helicóptero que caiu no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas Gerais, é de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Lucas Chaves Ávila foi levado para a Santa Casa de Piumhi.

 

Segundo o perfil de Lucas no LinkedIn, ele é habilitado a pilotar helicópteros das classes monomotor convencional e monomotor turbina e acumula mais de 600 horas de voo. Tem experiência em operações compartilhadas e voos executivos.