Heineken implementa Programa para a sua fábrica em Passos
Iniciativa já começou e será mantida durante toda a vida útil do empreendimento
Para a implantação de sua fábrica em Passos, a Cervejaria Heineken do Brasil elaborou um “Programa de Desenvolvimento das Potencialidades”, que será desenvolvido também em São João Batista do Glória e outros municípios pensado no desenvolvimento econômico da região. “A premissa básica dele vai ser identificar e priorizar fornecedores de produtos e serviços locais, tanto na fase de construção da cervejaria, quanto por toda a vida útil do empreendimento. Trata-se de mais uma iniciativa que reforça nosso compromisso com o estado de Minas Gerais e que está pautada por nossos valores de respeito e cuidado – garantindo que as comunidades onde estamos inseridos irão prosperar junto conosco”, anuncia Sanção Lamas, Diretor de Projetos do Grupo Heineken.
Conforme o diretor, a nova unidade em Passos foi projetada para ser a mais sustentável do Grupo Heineken no Brasil, em um sentido amplo de respeito ao meio ambiente e à comunidade local. Parte importante desse objetivo vai ser o nosso Programa de Desenvolvimento de Potencialidades Comerciais Locais.
“O programa já está em andamento. Nós criamos um espaço de cadastro para empresas locais e montamos um banco de dados com os contatos, os quais estamos acionando, conforme as necessidades de contratação surgem. A nossa área de Compras analisa minuciosamente critérios como capacidade de fornecimento, qualidade dos produtos ou serviços fornecidos, cuidados com a saúde e segurança dos colaboradores, compromisso com a sustentabilidade, gestão de riscos, entre outros”, explica Lamas.
Segundo ele, as prefeituras já estão contribuindo para dar visibilidade ao programa em seus municípios, garantindo que a oportunidade chegue aos principais interessados. “Os públicos-alvo são as empresas locais e as organizações associativas do setor comercial e, ao contarmos com a força e os canais oficiais de comunicação do poder público, garantimos o fácil acesso às informações sobre o espaço de cadastro, transparência e credibilidade ao programa”, continua.
O programa foi iniciado em 2021, com a abertura do canal “Seja um fornecedor do Grupo Heineken” no site (www.heinekenbrasil.com.br/contato). Os cadastros são avaliados pela área de Compras da empresa e os contatos com os potenciais fornecedores são realizados diretamente pelo Grupo, conforme seleção e evolução da implantação da nova unidade.
Segundo representante do Grupo, o município de Passos foi selecionado para receber a nova unidade após meses de um intenso estudo para a seleção da localidade. “Essa será a unidade produtiva mais sustentável de nossa operação no Brasil até agora e a primeira a ser pensada e construída do zero pelo Grupo Heineken. Estamos confiantes em relação aos impactos positivos que buscamos gerar para a região, incluindo empregar diretamente 350 pessoas e indiretamente outras 11 mil”, disse.
Ainda segundo o representante da empresa, o empreendimento será erguido com processos e equipamentos ainda mais modernos e eficientes, em linha com os compromissos e metas de ESG que estabelecemos nos últimos anos. No pilar ambiental, a nova operação será 100% abastecida por fontes de energia renovável, irá entregar mais eficiência hídrica - o que será feito por meio de tecnologias mais avançadas, que colaboram com a redução do consumo de água, e da construção do sistema de abastecimento, que permitirá a ampliação da infraestrutura de disponibilidade e captação de água existente também para a comunidade local.
A cidade de Passos também já está dentro do programa de geração distribuída de energia verde da marca Heineken e todos os moradores do município já têm acesso à energia renovável a partir de um cadastro simples e de forma 100% digital na plataforma da marca, sem necessidade de instalação em casa. Isso significa que todos podem contribuir para reduzir o impacto de cada residência ao meio ambiente e ainda ganhar desconto na conta de luz. O mesmo vale para os bares e restaurantes locais, que podem receber até 15% de redução na conta mensal.
O diretor Sanção Lamas ressalta ainda que no pilar social, por meio do Instituto Heineken Brasil, ficou definido um plano inicial de impactar positivamente mais de 80 jovens em situação de vulnerabilidade social da cidade por meio do WeLab by Heineken, programa que busca promover uma relação mais equilibrada com a bebida alcoólica e contribuir para o preparo desses jovens para ingressarem no mercado de trabalho. O Instituto ainda apoiará iniciativas locais de logística reversa de vidro e fomentará cooperativas da região.