Heineken estima o surgimento de 11 mil oportunidades com a sua fábrica de Passos

Empresa estuda parceria para a implantação de uma unidade do Senai na cidade

Heineken estima o surgimento de 11 mil oportunidades com a sua fábrica de Passos
Previsão é que a produção comece no segundo semestre de 2025 (Divulgação HNK)


 

 

A 15ª cervejaria do Grupo Heineken no Brasil, que está em processo de construção em  Passos, deverá ser inaugurada até o segundo semestre de 2025, com investimento de R$ 1,8 bilhão e previsão de gerar mais de 11 mil empregos diretos e indiretos, segundo relatou Reinaldo Franco, diretor da cervejaria de Passos, em entrevista ao Portal iG nesta sexta, 11 de abril.

A unidade terá como principais atividades a produção das marcas Heineken e Amstel. A nova cervejaria, com área de 100 hectares, será equipada com sistemas modernos e sustentáveis, como caldeiras de biomassa, um sistema de abastecimento hídrico eficiente e unidades de refrigeração, recuperação de CO₂ e geração de ar comprimido, além de estrutura para tratar e descartar a água usada de forma segura.

Projetada para operar com 100% de energia renovável, a fábrica promete reduzir impactos ambientais e cumprir metas de neutralidade de carbono até 2040.

 

GERAÇÃO DE EMPREGOS

 

Segundo o Grupo Heineken, a fase de obras já gerou aproximadamente 1.200 empregos - podendo chegar a 1.400 até o fim da construção – e, posteriormente, o projeto empregará 350 colaboradores.

As contratações já estão avançadas, com grande parte das vagas preenchidas para as áreas técnicas, incluindo logística, produção, manutenção, envasamento, automação e elétrica.

Com o processo seletivo já em andamento desde 2024, o site do grupo ainda tem vagas disponíveis em banco de talentos para a unidade, abrangendo diversas áreas e com ações afirmativas para inclusão de pessoas negras, com deficiência e mulheres.

Além das vagas diretas, é previsto que o investimento impulsionará 11 mil oportunidades indiretas na região. “Setores como fornecedores de matérias-primas, metal mecânico, transporte e logística, construção civil, manutenção e serviços gerais – incluindo segurança, limpeza, alimentação e jardinagem – serão diretamente beneficiados”, relata o diretor da cervejaria ao iG

 

A iniciativa pevê criação de mais de 11 mil empregos diretos e indiretos na região.

 A empresa prevê criação de mais de 11 mil empregos diretos e indiretos na região (Divulgação)

PROGRAMAS SOCIAIS E PARCERIAS

 

A iniciativa da Heineken também traz projetos sociais e parcerias estratégicas. Um dos programas destaca a geração de energia verde para a população local, proporcionando economia de até 15% na conta de luz por meio de usinas sustentáveis e fazendas solares.

Essas ações, juntamente com parcerias com instituições como a Fundação SOS Mata Atlântica e o Programa Produtor de Águas, visam promover a recuperação ambiental, a logística reversa e o desenvolvimento sustentável no município.

Em entrevista ao Portal iG, Reinaldo Franco, diretor da cervejaria de Passos, afirmou: "O início do processo de industrialização está previsto para junho, quando os equipamentos começam a operar de forma simultânea e contínua, fazendo com que a cervejaria atinja sua plena capacidade e funcionamento no decorrer de todo o segundo semestre."

 

CAPACITAÇÃO

 

A fábrica iniciou um programa de formação técnica que já beneficiou 16 aprendizes no curso de eletromecânica, numa parceria com o SENAI.

Numa iniciativa entre a instituição de educação e autoridades locais, a Heineken pretende apoiar a criação de um centro permanente de formação profissional na cidade. “Queremos ampliar essa iniciativa com o objetivo de implantar uma unidade do Senai em Passos, equipada com máquinas, ferramentas, mobiliário e instrutores qualificados”, diz o diretor.