Há 505 anos era iniciada a primeira volta ao planeta pelo mar

Acontecimento, fatos históricos e a música do dia

Há 505 anos era iniciada a primeira volta ao planeta pelo mar
: :

 

 

A MÚSICA DO DIA

Há 505 anos, em um dia 20 de setembro, o navegador Fernão de Magalhães iniciou uma volta pelo planeta. A música do dia que fala do mar, com Toquinho, é ‘Além do Mar’, de autoria de Toquinho e Paulo César Pinheiro.

 

Há 505 anos era iniciada a primeira volta ao planeta pelo mar

  

O desespero dos marinheiros por causa das más condições dos navios causou diversos distúrbios (Getty Images)

 

 

No dia 20 de setembro de 1519, cinco navios com 250 homens deixaram o porto de Sanlúcar de Barrameda, no sul da Espanha, em direção ao Atlântico. No comando da nau Trinidad estava o capitão português Fernão de Magalhães.

Nem Magalhães ou mesmo seus homens sabiam que a expedição mudaria o curso da história: eles seriam os primeiros a dar a volta ao mundo. Mas também foi considerado um feito real da resistência humana: a primeira circunavegação do mundo foi um verdadeiro inferno de doenças, fome e violência, relata o historiador Jerry Brotton na BBC History Magazine.

De fato, apenas 18 dos 250 tripulantes retornaram a Sanlúcar três anos depois de deixar o porto. E embora muitos atribuam a Magalhães o crédito de ser a primeira pessoa a circunavegar a Terra, o português não está entre esses 18 sobreviventes. Mas isso não tira o mérito de ser o explorador que idealizou e empreendeu essa dura e histórica jornada.

O principal objetivo da viagem não era dar a volta ao mundo, mas alcançar as Ilhas Molucas (ou Ilhas das Especiarias), na Indonésia, e sua riqueza ao longo da rota oeste, que era o que Cristóvão Colombo pretendia quando encontrou o continente americano.

Portugal controlava a rota conhecida para o leste através do Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África. Depois de examinar mapas e globos, Magalhães chegou a uma conclusão surpreendente.

Ele acreditava que poderia chegar à região mais rapidamente se viajasse na direção oposta, contornando a ponta da América do Sul, através do recém-descoberto Oceano Pacífico, até as ilhas produtoras de especiarias, no arquipélago indonésio. Mas Manuel 1º, o rei de Portugal, rejeitou a ideia de Magalhães.

Isso não impediu o explorador português, que passou a oferecer seus serviços ao arquirrival de Manuel 1º: Carlos 1º, da Espanha, e 5º do Sacro Império Romano. "Portugal dominou completamente o caminho para o leste, mas não estava interessado em montar uma expedição para o oeste, porque já detinha controle sobre o outro lado. Assim, o projeto de Magalhães fazia pouco sentido. Mas a Espanha o recebeu muito bem", explica à BBC Mundo Braulio Vázquez, arquivista do Arquivo Geral das Índias, em Sevilha.

Embora muitos nobres espanhóis suspeitassem de uma expedição sob o comando de um português, Carlos 1º aceitou a proposta de Magalhães.

Isso consistia em velejar pelo Cabo Hornos, atravessar até as Molucas, embarcar um carregamento de especiarias e retornar pela mesma rota, reivindicando as ilhas para a Espanha.

Logo após a descoberta de Colombo, em 1494, Espanha e Portugal, as potências da época, chegaram a um acordo para dividir as áreas de navegação do Oceano Atlântico e os territórios do "Novo Mundo", no chamado Tratado de Tordesilhas. Magalhães estava convencido de que as Molucas ficavam dentro da esfera de influência castelhana e, portanto, poderia trazer as especiarias de lá sem problemas. Por trás dessa crença, porém, havia um erro de cálculo que traria consequências terríveis para sua expedição.

 

OUTROS EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

 

-1276: Eleição do Papa João XXI, único papa português da história

 

-1378: Eleição do Antipapa Clemente VII em oposição a Urbano VI: início do Grande Cisma do Ocidente

 

-1835: Revolução Farroupilha: entrada, em Porto Alegre, pelos Farroupilha, vencendo o Combate da Ponte da Azenha

 

-1898: Santos Dumont realiza o primeiro voo de um balão com propulsão própria

 

- 1919: O topônimo Santa Rita de Cássia (MG) foi alterado, passando a cidade a ser denominada Cássia

 

-1946: O primeiro Festival de Cinema de Cannes é realizado, tendo sido adiado por sete anos devido à Segunda Guerra Mundial

 

-1960: Inaugurada a TV Cultura, uma rede de televisão pública brasileira sediada em São Paulo

 

-1971: Tendo enfraquecido após atingir a Nicarágua no dia anterior, o furacão Irene recupera força suficiente para ser renomeado como furacão Olívia, tornando-se o primeiro furacão conhecido a cruzar do Oceano Atlântico para o Pacífico

 

-1982: Os jogadores de futebol americano começam uma greve de 57 dias durante a temporada da NFL de 1982

 

DATAS COMEMORATIVAS

Dia da Revolução Farroupilha

Dia do Baterista

Dia do Engenheiro Químico

Dia do Funcionário Municipal

Dia do Gaúcho

Dia de Santa Fausta.

Dia de Santa Felipa.

Dia de São Cândido.

Dia de São Francisco Maria.

Dia de Santo André Kim Taegón.

Dia de São Paulo Chong Hasang e companheiros.

Dia de Santo Eustáquio.

Dia de São João Carlos Cornay.

Dia de São Tomas Johnson.

Dia do Coletor de Lixo.

Dia do Pombo