Geração Z

Bloco de Moda

Geração Z
Modelos da Gucci (Reprodução)

Uma pesquisa feita pelo grupo Consumoteca, indicou que a chamada Geração Z (nascida a partir dos anos 1990) é a primeira a entrar no mercado inteiramente conetctada. Já nasceu conectada. E isso quer dizer modos diferentes de ver o consumo – mas nem tanto assim.

Como outras gerações, querem exclusividade, preços baixos, tem a sensação de grupo\tribo – mas as semelhanças param por ai. Assim como os bites, querem tudo rápido,  exigem o contato visual com os produtos antes de tudo e mudam seus desejos também no ritmo dos bites.

E esse é o nó da questão. A pesquisa indica que o pensam pela manhã, pode ser invalidado à tarde. E podem ser, também, contraditórios – defendendo o veganismo em um dia e comendo carne no outro.

Com tudo isso, as marcas estão com dificuldades de traduzir seus desejos. Uma exemplo disso é a marca italiana Gucci, que caiu nas graças deles e dos millenials, mas, logo depois, foi ignorada  por eles. Resultado: as vendas caíram, os lucros sumiram e o estilista Alessandro Michelle foi despedido. O circuito da moda internacional levou um susto.

 

VAIVÉM

O estilista paulistano Alexandre Herchcovitch retornou ao comando criativo de sua marca – que havia sido vendida (há alguns anos) para o grupo InBrands. O curioso é que o acordo feito por ele e os novos proprietários da marca é que ele pagará ‘royalties’ para usar o seu próprio nome. Quem viu a série ‘Halston’ (da Netflix) já sabe que, na moda, isso não chega a ser uma surpresa

               

***

 

A turma da moda baixou em São Paulo, nesta semana, onde aconteceu a Brasil Eco Fashion Week – que  foi ao ar no Senac Faustolo. Além dos desfiles de praxe, também foram realizados vários debates. A fórmula atual desse assunto. Foi a 6ª edição do evento.

 

PONTO FINAL

Os negócios da moda no varejo estão melhorando. Um exemplo, é a rede Lojas Renner – que teve um lucro 50% maior no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas chegaram a quase 260 milhões de reais. Um belo número, não?