Furtos no cemitério de Passos aumentam mais de 30 vezes em um ano

Peças de bronze estão entre os itens mais furtados do Cemitério de Passos

Furtos no cemitério de Passos aumentam mais de 30 vezes em um ano
De janeiro a agosto de 2023, foram furtadas 323 peças no principal cemitério de Passos (Reprodução)

De janeiro a agosto de 2023, foram furtadas 323 peças do local. Segundo a gestão, pessoas que tiveram túmulos violados podem contatar a administração para receber orientações. A direção do Lar São Vicente de Paulo, que administra o Cemitério Municipal de Passos, fez uma reunião para tratar de ações com objetivo de tentar diminuir os furtos aos túmulos no local. A quantidade de ocorrências do ano passado para cá aumentou em mais de 30 vezes.

 

No encontro, medidas como reforço da segurança, poda de árvores e galhos (para não favorecer a descida dos vândalos, que escalam as árvores para entrar no local), aumento dos muros, colocação de concertina e reforma da cerca elétrica foram alguns dos assuntos tratados.

 

Em uma reunião anterior, da Câmara Municipal de Passos, os vereadores anunciaram que as placas de zinco furtadas dos túmulos no Cemitério Municipal seriam repostas gratuitamente pela concessionária do local, o Lar São Vicente de Paulo.

 

Medidas para reforçar a segurança do local são mais que necessárias, já que o aumento da quantidade de furtos ao Cemitério de Passos é relevante. De janeiro a agosto de 2022, 10 peças foram furtadas do local. No mesmo período deste ano, foram furtadas 323 peças. Comparando os períodos, o número aumentou em mais de 30 vezes. Além disso, o escritório da funerária que fica em frente o cemitério já foi invadido três vezes esse ano. O local precisou ganhar reforço de grades nas portas e janelas.

 

Em entrevista ao G1 Sul de Minas,  Arlan Bueno Pedro, presidente do Lar São Vicente de Paulo e gestor do cemitério, foi notado um grande número de roubos nos meses de julho e agosto deste ano.

 

“Nós não sabemos por que esse roubo tão grande nesses últimos dois meses, mas nós estamos tentando tomar as providências necessárias para que tudo isso não aconteça mais. A primeira [medida] que a gente vai fazer, seria a poda das árvores em volta do Cemitério. Já foi feita uma pequena poda, mas não foi o suficiente para que isso acontecesse”, explicou.

 

Quanto às pessoas que tiveram os túmulos violados e furtados, a recomendação é que procure a administração do cemitério para receber as orientações e realizar as tratativas. “Essas pessoas que tiveram essas placas ou puxadores roubados, a primeira coisa que eles têm que fazer é procurar a nossa administração. [...] A gente vai passar todas as instruções para que elas possam fazer a substituição dessas placas”, afirmou o gestor.