Força tarefa da SES começa na segunda atuação em Passos
Até o início de maio uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde estará na cidade
Composta por 17 agentes escolhidos entre os servidores de diversas Superintendências Regionais de Saúde do estado, a Força Estadual para Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (SES) chega em Passos na próxima segunda-feira, 24, para auxiliar no combate ao mosquito da dengue. Eles atuarão na cidade até o dia 5 de maio.
A Força deve atuar em quatro eixos: controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, comunicação e mobilização. O intuito desse reforço é realizar visitas domiciliares para tratamento focal, conscientização e mobilização da população no controle e redução do vetor, com a remoção de possíveis criadouros para o mosquito, além das capacitações e reuniões de alinhamento.
O trabalho dessa força tarefa já vem sendo realizado em várias cidades mineiras. O objetivo é eliminar todos os possíveis criadouros que possam vir a ser foco para o mosquito, nos locais em que a equipe passar, sendo que o trabalho deve ser continuado pelos agentes do município nas demais localidades da cidade.
Nas cidades onde já atuaram, os agentes de endemias do município estão acompanhando os agentes estaduais nos trabalhos.
Os objetivos apresentados e destacados pela Força Estadual, dentre outros, foram de organização das ações de prevenção e controle das arboviroses; promoção de capacitação para assistência adequada ao paciente; aprimoramento a vigilância epidemiológica, garantindo notificação, investigação dos casos e monitoramento dos sorotipos virais de forma oportuna; definição de estratégias para redução da força de transmissão da doença, por meio do controle do vetor e de seus criadouros; apoio a capacitação dos profissionais de saúde e dos gestores; sistematização das atividades de mobilização e comunicação; aprimoramento da análise de situação epidemiológica e de organização da rede de atenção para orientar a tomada de decisão; fortalecimento de articulação das diferentes áreas e serviços, visando à integralidade das ações para enfrentamento das arboviroses; reforço nas ações de articulação intersetorial em todas as esferas de gestão.