Folia das Almas: Jubileu da esperança e peregrinação ecológica

Na Sexta-feira Santa, a peregrinação será encerrada na centenária capela de Itajuí, no Vale da Gurita

Folia das Almas: Jubileu da esperança e peregrinação ecológica
Os peregrinos na cidade de Sacramento na capela de Itajuí (Arquivo Pessoal)


 

Em um ano marcante, que celebra o Jubileu da Esperança, a tradição da 37ª edição da Folia das Almas, em Delfinópolis, ganha um novo significado sob a orientação do Papa Francisco, que enfatiza a importância da ecologia integral durante a Campanha da Fraternidade. O evento, não apenas destaca a preservação do meio ambiente, mas também reconhece o papel essencial do ser humano na proteção da Mãe Terra, o que se reflete ao longo de toda a programação.

Dia 5 de abril, a primeira Romaria da Folia das Almas partiu de Delfinópolis em direção a Sacramento, uma cidade que faz parte do circuito da Serra da Canastra. “A peregrinação começou na rodovia BR-464, uma estrada ecológica conhecida por sua beleza natural. O grupo parou no povoado da Bela Mansão, onde se reuniram na Capela de São Sebastião para rezar e fotografar, celebrando a comunidade local em um ambiente acolhedor e rodeado pela natureza”, informou Edson das Neves, coordenador do grupo Folia das Almas.

A jornada continuou até o povoado Sete Voltas, onde todos visitaram a Capela de Nossa Senhora da Abadia, destacando a calorosa recepção da comunidade. Após as visitas, o grupo explorou o Parque Municipal da Gruta dos Palhares, um impressionante monumento natural e um dos maiores complexos de grutas areníticas da América Latina. Ali, os participantes desfrutaram de um dia de contemplação diante da exuberante paisagem local.

“A peregrinação culminou na Basílica do Santíssimo, em Sacramento, diocese de Uberaba. O padre reitor, Ricardo Fidélis, entoou a bênção especial ao grupo durante a adoração do Santíssimo, encerrando um dia cheio de significado e espiritualidade”, revelou Edson.

A programação para abril está repleta de ações culturais e religiosas que fortalecerão ainda mais esse espírito de fraternidade. Entre as atividades, dia 17, Quinta-Feira Santa, destacam-se as peregrinações noturnas, que ocorrem em dois territórios, iniciando em Delfinópolis e seguindo para o distrito de Olhos d'Água, onde a comunidade se reúne na capela para rezar o terço e celebrar a memória dos ancestrais.

Na Sexta-Feira Santa, dia 18, a peregrinação se dirige ao Vale da Gurita, onde o grupo visita comunidades rurais e conclui o percurso na capela de Itajuí. O evento conta com a participação de crianças e um coral infantojuvenil que se apresentará durante a missa do Domingo de Páscoa.]

A benção da imagem do Divino Espírito Santo, padroeiro de Delfinópolis, dar-se-á pelo padre Francisco Albertin Ferreira, no sábado Santo, dia 19, durante a Vigília Pascal, às 19h na igreja matriz. A referida efígie ficará exposta permanentemente na igreja nova do bairro Espírito Santo, sendo entronizada pelas crianças no domingo da Páscoa, às 20h, durante a celebração da Via Lucis luminosa ou Lucernário das Almas, à luz de velas.

 

BREVE HISTÓRIA

 

O Rosário das Almas é uma tradição estabelecida em 1988, continua a ser uma forma de honrar os antepassados e as almas, onde oferendas de flores simbolizam a vida. A expectativa de público varia entre 100 a 150 pessoas, contando com um grupo de 15 a 25 integrantes que animam o evento com instrumentos musicais típicos.

“Assim, a Folia das Almas não é apenas uma tradição religiosa, mas uma celebração da vida, da ressurreição e da esperança, unindo comunidade, natureza e fé em um evento que transcende gerações. Com ações que promovem o cuidado com a nossa casa comum, a Mãe Terra, a Folia das Almas deste ano é um reflexo do compromisso coletivo com a sustentabilidade e a harmonia”, ressaltou o coordenador.

 

RITOS DA VIA LUCIS:

 

1ª Estação: O Senhor ressuscitou!

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, dai-nos a graça de cuidar da Terra e respeitá-la, para que ela seja renovada.

 

2ª Estação: Jesus Ressuscitado aparece a sua Mãe

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, que a natureza que tanto nos nutre seja conscientemente cultivada, para que continue fecunda.

 

3ª Estação: Jesus Ressuscitado aparece a Maria Madalena

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, que a nossa relação com a Criação seja pautada pelo respeito e a amizade fraterna.

 

4ª Estação: Jesus Ressuscitado aparece às mulheres

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, que o cuidado com a Terra seja reflexo da vivência de amor entre Deus e a humanidade.

 

5ª Estação: Jesus Ressuscitado aparece no Caminho de Emaús

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, que a nossa caminhada terrena seja um sinal luminoso do nosso caminhar junto a ti.

 

6ª Estação: Jesus Ressuscitado aparece aos Apóstolos

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, como discípulos vossos, inundados pelo Espírito Santo, sejamos enviados a zelar por toda a Criação.

 

7ª Estação: Jesus Ressuscitado aparece a Tomé

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, que a Terra e as pessoas tenham preservado o direito ao descanso cíclico, tão benéfico e necessário.

 

8ª Estação: Jesus Ressuscitado aparece junto ao Mar de Tiberíades

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, que cesse a exploração predatória causadora da extinção de tantas espécies.

 

9ª Estação: Jesus Ressuscitado envia Pedro a pastorear

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, que sejamos um com toda a Criação, reconectados como em nossa origem.

 

10ª Estação: Jesus Ressuscitado envia os discípulos em missão

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, somos enviados a anunciar a Boa Nova do Reino de Deus com respeito e em comunhão com todos os povos e com suas culturas.

 

11ª Estação: Jesus Ressuscitado chama Paulo

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, ensinai-nos a dar novos sentidos às ações do nosso cotidiano, visando a uma relação mais ecológica com a Criação. 

 

12ª Estação: Jesus Ressuscitado sobe aos céus à vista dos discípulos

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, somos convidados a renovar nossa esperança e alegria mesmo nas adversidades, que devem gerar em nós solidariedade.

 

13ª Estação: A Comunidade do Ressuscitado permanece unida na oração e na missão

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, que cada um de nós faça a sua parte na busca de um meio ambiente equilibrado e sustentável.

 

14ª Estação: Jesus Ressuscitado envia, de junto do Pai, o Espírito Santo prometido

Leitor: Senhor Jesus, pela vossa Ressurreição, que a humanidade, em sintonia com Criação, se rejubile e dê glórias ao Deus Altíssimo.

Os peregrinos na cidade de Sacramento (Arquivo pessoal)