FIEMG homenageia empresário de Passos com o Mérito Industrial 2023

Solenidade aconteceu durante as comemorações pelo Dia da Indústria, em Belo Horizonte, na quinta-feira

FIEMG homenageia empresário de Passos com o Mérito Industrial 2023
O jornalista Carlos Parreira recebe a medalha da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo (Sebastião Jacinto Jr)

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) celebrou na semana passada, 25 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte, o Dia da Indústria de 2023. A solenidade tem o objetivo de reconhecer os empresários que, com empreendedorismo, persistência e visão de futuro, colaboram de forma decisiva para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

Na ocasião, estavam presentes Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, Fuad Jorge Noman, prefeito de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marília Melo, secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, empresários, lideranças associativistas, deputados estaduais e federais. Na cerimônia, René Wakil Júnior, vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e presidente da Citerol Comércio e Indústria de Tecidos Roupas S.A, foi homenageado com a Comenda Ordem do Mérito da CNI. Já Aroldo Teodoro Campos, diretor presidente do Grupo Ematex, presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Malha de Minas Gerais (Sindimalhas-MG) e membro do conselho da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), recebeu o título de Industrial do Ano 2023. Os demais homenageados foram agraciados com a comenda Mérito Industrial.

 

Entre os agraciados, o jornalista Carlos Antonio Alonso Parreira, diretor do grupo Folha da Manhã, foi indicado pelo Sindicato dos Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais para receber o Mérito Industrial 2023. Os outros homenageados com a comenda Mérito Industrial: Alessandra Curi Halabi Lott – CEO Probase/Bralar Construtora; Arnaldo Santos Júnior – diretor da Fardas Uniformes Profissionais; Claudio Ney de Faria Maia – sócio-fundador do Grupo CDM / presidente do conselho da Plena Alimentos; Fábio de Almeida Barros – proprietário da empresa Rhodes S/A; Gerson Vicente Bonfim – sócio-administrador da Germil Usinagem Ltda; Gustavo Werneck – CEO e diretor-presidente da Gerdau; Hyrguer Aloísio Costa – sócio-diretor da Fênix Ferramentaria e Modelação; Luciana Matos Paixão – sócia-presidente e diretora de criação da Paixão Pedras Ltda; Luiz Antônio Schreiner Cavalieri – diretor finaceiro do Laboratório Farmacêutico Arboreto; Marcos Caram Patrus -CEO da Ligas de Alumínio S.A. – Liasa; Mauro Célio de Melo Júnior – presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Divinópolis (Sinvesd) e diretor da MX72 Manufatura da Moda; Pedro César Spina – diretor-presidente da Marca Registrada Engenharia e Consultoria Ltda; Max Millian da Silva Pinto – proprietário da Indústria de Biscoitos Dadalto; Rodrigo Rezende Simões – diretor administrativo da Lapa Vermelha Cal e Calcário S/A; e Romero Machado Ferreira – sócio-fundador e presidente da Companhia Energética Integrada (CEI). (Clique aqui para conhecer o currículo dos homenageados)

 

A SOLENIDADE

Desafios e perspectivas acerca do futuro do setor produtivo marcaram a solenidade de comemoração do Dia da Indústria em Minas Gerais no Minascentro. A noite de quinta-feira (25) também foi de comemorações dos 90 anos de fundação da entidade que representa o setor em Minas e homenagens a representantes de diferentes segmentos.

 

Anfitrião da noite, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, ressaltou, principalmente, que se trata de uma oportunidade para reconhecer aqueles que fazem a diferença pelo estado de Minas Gerais.

 

“Hoje, especialmente, sob a temática ‘Movidos pelo Futuro’, vamos premiar não apenas os empresários, mas também estudantes e professores do Sesi e do Senai, que, juntos, formam todo o ecossistema industrial. Um setor que gera mais de 1,2 milhão de empregos, é responsável por mais de 51% da arrecadação do Estado e responde por cerca de 80% dos investimentos em inovação de Minas Gerais”, detalhou.

 

Ao mesmo tempo, em seu discurso, Roscoe falou sobre os desafios que ainda travam o desenvolvimento do Estado. O dirigente enfatizou a reforma tributária e a legislação ambiental.

 

Sobre o meio ambiente, o presidente da Fiemg enalteceu a produção sustentável do Estado. Defendeu o industrial mineiro e o classificou, portanto, como grande defensor do meio ambiente e afirmou que a indústria mineira está entre as mais sustentáveis do mundo.

 

“Não é à toa que um terço do território mineiro é preservado e que nossa matriz é altamente renovável. Nossos produtos têm menor pegada e em vários segmentos nossos produtos já são neutros. Precisamos de normas e regras que preservem o meio ambiente, mas que também deem oportunidades aos mineiros”, reivindicou.

 

Sobre a reforma tributária, Roscoe aproveitou a presença do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) para reivindicar um importante pleito do setor: a desoneração da folha de pagamento.

 

“É fundamental que o emprego não seja esquecido nessa reforma tributária. Nossa força de trabalho é quase três vezes maior que a média dos países da OCDE. Sabemos dos desafios da reforma, mas não podemos perder a oportunidade. Caso contrário, daqui 30 estaremos discutindo as mesmas questões”, reforçou.

 

Flavio Roscoe fala aos presentes na solenidade do Dia da Indústria, no Minascentro (Sebastião Jacinto Jr)

GOVERNO FEDERAL DE FORA

Apesar da cobrança em relação a mudanças estruturais em prol da prosperidade do setor, nenhum representante do governo federal marcou presença no evento.

 

Aliás, nos últimos anos, os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), bem como alguns de seus ministros, estiveram na solenidade. Em 2022, até mesmo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), esteve entre as autoridades.

 

Neste ano, enquanto a celebração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) contou com autoridades federais, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na capital mineira, até mesmo o governador Romeu Zema (Novo) enviou representantes. Os secretários de governo, Igor Eto, e de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, foram os enviados.

 

Em 2023, a Fiemg condecorou como Industrial do Ano o diretor-presidente do Grupo Ematex, Aroldo Teodoro Campos. Ele também preside o Sindicato das Indústrias Têxteis de Malha de Minas Gerais (Sindimalhas-MG) e é membro do conselho da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

 

De maneira sucinta, Campos estendeu a homenagem a todos os industriais que “lutam e enfrentam as dificuldades de se empreender no Brasil”.