Fiação: Passos deve seguir Paraíso

Observando

Fiação: Passos deve seguir Paraíso


A partir de uma notificação do Ministério Público datada de 18 de março de 2025 e seguindo o modelo adotado em São Sebastião do Paraíso pelo prefeito Marcelo Morais, a cidade de Passos pode se livrar da verdadeira ‘chuva’ de fios soltos nos postes da rede de energia pendurados por quase toda a cidade, oferecendo riscos aos cidadãos.

 

A origem

 

As redes estão sendo danificadas por marginais que retiram os fios de cobre da rede de telefonia fixa para vender como sucata e arrecadar dinheiro para a compra de drogas – essa prática chegou a deixar até o fórum de Passos sem energia e suspender o atendimento por alguns dias (leia aqui).

 

A solução

 

Como revelou a vereadora Aline Macedo na reunião de segunda-feira da Câmara, o promotor Antonio José de Oliveira encaminhou um procedimento administrativo, notificando a Prefeitura para promover a retirada da fiação inútil na rede da cidade. E deu um prazo de 30 dias para as providências, sob pena de, se não acatadas, o MP adotaria as medidas cabíveis

 

A procura

 

Ao receber a notificação, o prefeito Diego Oliveira, assessores e o Gerente de Relacionamento Institucional da Cemig em Passos, Alexandre Silveira Castro, se reuniram com o promotor Antonio José para buscar a solução.

 

O modelo

 

Depois de analisarem as alternativas para resolver o problema e apurar que a responsabilidade da fiscalização e retirada seria da Anatel, decidiram seguir o modelo adotado por algumas prefeituras, como na região ocorreu em São Sebastião do Paraíso, pois em todo o Brasil a agência é totalmente omissa.

 

Notificação

 

Ficou acertado, então, que a Prefeitura notificaria as empresas e, depois do prazo, seguindo o exemplo de Paraíso, promoveria a retirada da fiação – que deverá ocorrer nos próximos dias, se a Prefeitura cumprir a sua parte no combinado.

 

Duas toneladas

 

Ainda em sua fala na Câmara, a vereadora Aline Macedo mostrou que em São Sebastião do Paraíso, em apenas 30 dias de trabalho, a administração municipal recolheu duas toneladas de fios, destacando o impacto positivo da ação na segurança pública e na aparência da cidade. A iniciativa foi bem recebida tanto por moradores quanto por comerciantes locais, que elogiaram a limpeza dos postes, o que contribui para um ambiente mais seguro e ordenado.

 

A receita

 

Depois que publicou a solução encontrada em suas redes sociais (veja aqui), a postagem foi compartilhada pelo Senador Cleitinho, viralizou na internet, foi modelo na cidade em que o irmão dele é prefeito e se espalhou pelo país afora.