Festival Nacional de Teatro começa neste sábado em Passos e região

Por uma semana 25 atrações estarão sendo apresentadas em Passos, Alpinópolis e Delfinópolis

Festival Nacional de Teatro começa neste sábado em Passos e região
Dentre as atrações, destaca-se a peça “Autobiografia Autorizada”, de Paulo Betti (Mauro Koury)

O 7º Festival Nacional de Teatro de Passos e Região começa este final de semana.O evento irá reunir mais de 25 atrações prometendo levar muita cultura e arte para a região. Com mais de uma semana de programação, o evento promete levar muita cultura e alegria à região.

 

Os grupos e companhias de teatro de todo o Brasil já estão preparados para o 7º Festival Nacional de Teatro de Passos e Região, que será realizado de 15 a 23 de julho em Passos e cidades vizinhas. O diretor de teatro e coordenador do festival, Maurílio Romão, afirma que as ruas das cidades vão dar espaço para a cultura e toda a alegria que a arte pode proporcionar.

 

“O Festival de Passos é um evento bastante aguardado na cidade e toda região, por isso estamos trabalhando duro para atender as expectativas dos moradores e visitantes. O projeto está ficando lindo e a programação muito especial, esperamos que as pessoas saiam de cada espetáculo diferente, sensibilizados pela arte”, conta.

 

Serão mais de 25 atrações contando com peças teatrais, intervenções artísticas, oficinas e bate-papo, localizados nas três cidades (Passos, Alpinópolis e Delfinópolis). Dentre as atrações convém destacar a peça “Autobiografia Autorizada”, de Paulo Betti, que foi inspirado nos textos escritos por ele na adolescência e marca os 40 anos de carreira do ator. Além disso, Rosi Campos também é presença confirmada no evento trazendo a força feminina através de uma leitura dramática das mulheres de Shakespeare, levando as nuances entre o humor e o drama para o Festival.

 

Para quem tem vontade de desvendar a linguagem tradicional do palhaço de picadeiro, Damião e Cia darão uma oficina de introdução à palhaçaria além de nos encantar com a peça “Trupica Coração”, a história emocionante de três personagens em busca de recuperar os objetos de uma peça teatral que foram confiscados por um poder arbitrário, um retrato da arte lutando por sua existência!

 

Toda programação artística é gratuita. Nos espaços fechados é necessária a retirada de senha 1 hora antes do espetáculo.

 

Na programação de atividades formativas, está a Oficina de Introdução à palhaçaria de picadeiro com Damião e Cia (Quarta-feira (19.07) de 08h30 às 11h30

Local: Teatro Gustavo José Lemos) com vagas para 20 participantes

 

Nesta oficina serão analisados os aspectos relacionados à linguagem tradicional do palhaçaria de picadeiro, a partir da reprodução de esquetes clássicos do universo circense e da dicotomia existente na tradicional dupla Branco (Clown) e Augusto (Toni Excêntrico). Serão estudados conceitos como comicidade física, gags, pilhérias e tempo cômico, para se chegar à composição do palhaço/palhaça/palhace e à ativação de seu estado de energia.

           

Às 13h00, bate-papo Experiências no Teatro com a atriz Rosi Campos e Maria do Carmo Soares, na  Casa da Cultura (Praça Geraldo da Silva Maia, Centro de Passos)

 

Também na sexta, Intervenção nas filas Crítica Errante com Clóvis Domingos

Mediação artística a ser realizada junto aos espectadores do Festival para a produção de um olhar crítico sobre os espetáculos, articulando memória, apreciação estética e reflexão. Um espaço de conversa, troca e encontros. Crítica coletiva e tecida a partir de muitos pontos de vista e análise. Uma dramaturgia do convite. Uma crítica caminhante. Seja na fila dos teatros ou nas ruas da cidade, a proposta é juntos ativarmos a potência do olhar, falar e fabular outros mundos.

 

As inscrições para as atividades formativas devem ser realizadas no site do festival, onde se encontra também a programação completa do evento: https://www.festivalteatropassos.com

 

Veja a programação artística: