Fashion Week mineira

Bloco de Moda

Fashion Week mineira
Desfile na Minas Trend (Reprodução)

Uma pequena notícia sobre a Semana de Moda de Londres, acabou estimulando uma comparação entre a nossa maneira de ver a moda e como os europeus enxergam esse setor. A informação dizia que as autoridades londrinas liberaram cerca de 2 milhões de libras esterlinas (perto de 14 milhões de reais) para incentivar os desfiles da London Fashion Week – considerada uma plataforma de lançamentos que fixa a imagem da cidade como pólo de moda contemporânea. Vai, também, estimular startups, a moda circular, etc.

 

Essa mesma ideia sempre foi cultivada, no Brasil, em relação a Minas – e, mais especificamente, a Beagá. Entretanto os investimentos, a fundo perdido, para incentivar os desfiles na Capital mineira, há muito, deixaram de existir. Nos últimos tempos tem contado, apenas, com a decisiva iniciativa da Fiemg de fazer a Minas Trend – e só. O atual governo estadual até lançou um plano ambicioso – mas difícil de executar, pois exigem verbas volumosas. Mas liberação de alguma quantia para manter nossa imagem fashion já seria suficiente.

 

VAIVÉM

 

·        Uma nova edição da Itma – feira de tendências e insumos para a industria têxtil – foi realizada em Milão. Como sempre, os sulistas tiveram a maior representação do Brasil, mostrando a força do seu setor confeccionista local (roupa + cama & mesa), o maior do pais. Em outubro, os catarinenses realizam por lá  a ONDM - muito feira bacana.

 

***

 

·        As collabs (parcerias) entre grifes de moda e marcas que (aparentemente) nada tem a ver com a moda continuam acontecendo – para surpresa de todos. A mais recente é de uma grife com a Bauducco – que fabrica pães e chocolates.  O ‘ponto de convergência’ ficou no marrom achocolatado das estampas e o marrom-cacau pra todo lado.

 

PONTO FINAL

O varejo de luxo brasileiro vai muito bem. Pelo menos é o que indica a abertura de uma nova loja da NK Store, em São Paulo, ocorrida nesta semana – após 12 anos sem abrir loja. Já em Beagá, outra loja bacana abriu uma nova unidade – a CJ Mares, que é a união da M.Guia com o poderoso grupo JHS. E vamos em frente!