Fashion fakes

Bloco de Moda

Fashion fakes
O jeans Marcel Philippe (Reprodução)

Um levantamento feito por associações de comércio e indústria do Rio, apontou um crescimento considerável do volume de produtos pirateados no pais. No tocante a moda, esse numero é ainda maior.

Pelos números coletados no referido estudo, o valor das fraudes nesses produtos por aqui  chega a quase 1 bilhão de reais por dia e envolve quase todos os setores – de roupas a azeite,passando por peças para reposição de máquinas e muito mais.

O reflexo disso, é uma evasão de impostos de (aproximadamente) 95 bilhões de reais \ ano. E, o pior do assunto, é que deixam de gerar quase 95 mil empregos formais e provocam prejuízos de R$60 bilhoes \ ano  só na cadeia de confeccionados de moda, – pois  quem faz esses artigos falsificados trabalha na clandestinidade e\ou informalidade.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil compreender a razão pela qual a gente vê, no dia-a-dia das cidades, bolsas de marcas famosas flanando nas mãos de quem vai ao sacolão, camisetas cujo valor real é altíssimo usadas até para trabalhar e por aí afora.

Tudo fake – e com altos prejuízos para a nossa indústria de moda.

 

VAIVÉM

  • Os espanhóis fizeram uma campanha de verão para valorizar o corpo feminino em suas várias formas, mas o tiro saiu pela culatra. As modelos usadas nos cartazes, não deram autorização para isso e gritaram. O curioso aquele é o país onde as mulheres são mais autênticas quanto ao valor do seu corpo, pouco se importando com o que dizem sobre isso. No verão estão sempre livres, leves e soltas nas praias do país. Bacana, não?

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  • A temporada de inverno terminou nas lojas de varejo, com a maioria delas fazendo liquidações bacanésimas. Tanto desconto deve-se ao fato do inverno ter sido bem mais ameno na nossa região (sudeste) e, com isso, as araras ficaram cheias. Com inflação na porta, é uma boa oportunidade para comprar roupa nova.

 

PONTO FINAL

A Frente Mineira da Moda reuniu-se, em BH, para tratar de assuntos ligados ao setor. Entre eles, a construção do APL de Moda na região metropolitana da capital e a realização do festival Mood – ligado à cultura e moda. Mas o ponto da reunião foi a  merecida homenagem  à marca de jeans Marcel Philippe, que completou 54 anos de existência – uma das poucas a sobreviver tanto tempo no nosso mercado. Ao agradecer a homenagem, a sócia-proprietária da empresa e fundadora, Sonia Aburachid, lembrou a trajetória da empresa – destacando o papel do seu marido ali, o saudoso Michel Aburachid.  Nota 10.