Falha no atendimento na UPA de Passos teria provocado a morte de cidadão
Acusação foi feita pelo vereador João Serapião na reunião do legislativo desta semana
A Unidade de Pronto Atendimento de Passos continua sendo o tema constante dos pronunciamentos na Câmara Municipal, como se viu no grande expediente da sessão desta semana da Casa. O vereador João Serapião voltou a acusar a administração da unidade, denunciando até falhas graves no atendimento à população. Relatou um caso de um cidadão que procurou a UPA com dor de cabeça no final de semana e, depois de dois atendimentos, teria sido dispensado com o diagnóstico de enxaqueca. Somente no terceiro atendimento, feito por uma nova profissional, descobriu-se que o cidadão tinha sofrido um AVC, vindo depois a falecer.
***
Segundo o vereador – que integra a base do prefeito na Casa, sempre sai em defesa da Secretária de Saúde e responsabiliza os profissionais da unidade pelas falhas –, a família vai acionar judicialmente o município pelo que considera uma falha médica. O fato também foi citado pelo vereador Dirceu Soares, que relatou ter acompanho o luto da família.
***
Em redes sociais, o diretor clínico da UPA, o médico Flavio Ferreira, disse que o fato está sendo apurado internamente pelos órgãos responsáveis e que ele está analisando os prontuários para a apuração do ocorrido. Uma reunião do corpo clínico da unidade estava agendada para a última terça-feira. Ele lamentou a exploração política do fato sem o devido entendimento do problema.
***
As divergências entre o vereador João Serapião e alguns médicos da UPA são antigas. Pelo menos dois boletins de ocorrência já foram registrados pela sua atuação. No mais recente ele teria agredido uma médica, o que causou reação do Conselho Regional de Medicina. Por causa dessa denúncia de agressão, ele reponde a uma ação na justiça e uma audiência de instrução e julgamento do processo está marcada para o próximo dia 26 no fórum de Passos.
***
Outro vereador que tratou da UPA foi Edmilson Amparado. Citou pronunciamento do chefe de gabinete da Prefeitura Municipal reconhecendo a falta medicamentos na farmácia básica. Depois revelou as denúncias de um dos diretores da UPA, para quem o atendimento é precário porque falta estrutura na atenção básica à saúde em Passos, que não funciona e toda a estrutura da unidade é boicotada pela Secretaria de Saúde. Ele também relatou as denúncias de que a administração da Saúde chegou a perder recursos de emenda federal destinada à compra de uma ambulância. “Se eles estão nas redes sociais brigando assim, imagine o que acontece nos bastidores”, comentou.
***
O líder do prefeito na Casa, Maurício Silva, explicou que a verba de emenda federal que chegou para a aquisição do veículo veio para custeio, e não para investimento. Outra seria destinada e o processo de compra está em andamento. Mas ficou de apurar corretamente a denúncia para um esclarecimento devido.