Fábrica da Heineken poderá ter ‘Inside The Star’ em Passos

Experiência aberta à visitação poderá representar o primeiro polo turístico da cidade

Fábrica da Heineken poderá ter ‘Inside The Star’ em Passos
Tour pela fábrica já funciona em Jacareí e está sendo implantado na nova fábrica de Ponta Grossa (Divulgação)

A cidade de Passos poderá ganhar, com a futura fábrica Heineken, um importante atrativo turístico: o Inside The Star. Se seguir o mesmo projeto da fábrica que a empresa está inaugurando no mês de outubro em Ponta Grossa, no Paraná, a unidade de Passos poderá ter essa nova marca corporativa da companhia.

A unidade paranaense será a segunda cervejaria do grupo a oferecer ao público uma experiência aberta para visitação, cujo foco é gerar conexão com os consumidores por meio de uma imersão no processo.

A nova experiência contará com um tour em que serão apresentados aos participantes os detalhes sobre a história da companhia, as curiosidades sobre as marcas que fazem parte do portfólio de alcoólicos e não alcoólicos, os projetos de sustentabilidade realizados e os processos e ingredientes que permeiam a produção de suas cervejas.

Além disso, o tour contará também com uma visitação à cervejaria e um bar pensado especialmente para que os visitantes tenham um momento para degustação de bebidas, tudo isso em um ambiente “instagramável” e interativo. Ao todo, foram investidos mais de R$ 7 milhões para a realização do projeto.

Inaugurada em 2020, a primeira unidade da experiência do Inside the Star está localizado na cervejaria de Jacareí (SP). A cervejaria abre as portas para uma verdadeira imersão em seus processos e ingredientes através de uma experiência multissensorial. A história que se arrasta por mais de um século e meio também está todinha explicada diante de nossos olhos, com uma experiência coroada por espaços lúdicos e instagramáveis.

O programa dá ao visitante a oportunidade ainda de checar os parâmetros de qualidade aplicados em todo o grupo, algo que o fundador Gerard Adriaan Heineken já zelava na década de 1860, uma vez que ele foi o primeiro cervejeiro do mundo a implantar um laboratório de controle de qualidade em sua produção.

 

O TOUR CERVEJEIRO

O tour tem duração de uma hora e meia e começa em salas interativas que nos contam os primórdios da Heineken, desde sua fundação como uma pequena cervejaria no meio da capital da Holanda até cruzar o oceano e chegar ao Brasil.

 

A próxima etapa é uma experiência sensorial, em que mergulhamos nos ingredientes que compõem a cerveja. Aqui podemos saber mais sobre o puro malte e o lúpulo e até pegá-los na mão. Ao longo do passeio, aprendemos que um dos componentes diferenciados da Heineken é a levedura tipo A, descoberta no século 19 e exclusiva da marca, que garante notas frutadas sutis.

Do lado de fora da cervejaria em Jacareí, além dos típicos tanques de inox na vertical, percebe-se também que há alguns tanques horizontais dividindo espaço na produção. Qual a explicação disso?

“Essa levedura se propaga de uma maneira mais positiva quando ela está em um tanque horizontal. Em um tanque vertical temos muita pressão, e essa levedura precisa de paz e tranquilidade, assim como nós. O tanque horizontal faz com que ela libere todos os seus sabores”, conta durante a visita Maurício Giamellaro, CEO do Grupo Heineken no Brasil.

Depois de conhecidos os ingredientes, chega-se à área de envasamento, para conferir de perto a produção. A água é também um dos ingredientes essenciais da cerveja, em que sua qualidade é fator de peso no resultado final. “A água que utilizamos na produção da Heineken é padronizada no mundo inteiro. O processo produtivo é o mesmo aqui, na Holanda e em qualquer cervejaria que a gente tenha”, ressalta Maurício.

O tour chega ao fim com uma merecida degustação de cervejas, que, como esperado, chegam geladinhas no copo. A degustação é arrematada ainda com uma harmonização com queijos e embutidos, que deixa a experiência mais apetitosa.

No geral, a visita é feita aos moldes do passeio oferecido na cervejaria mais antiga da Heineken em Amsterdã. Lá, as visitas ocorrem em um prédio histórico desativado em 1988 e seguem um menu variado de experiências guiadas. Um audioguia em português está disponível e não se preocupe: a degustação também está garantida.

 

ESTRELA VERDE

 

Durante a visita na cervejaria em Jacareí, é notável a preocupação com a energia limpa na produção das cervejas – que o grupo também tem sob seu guarda-chuva as marcas Amstel, Devassa, Eisenbahn e até Baden Baden, original de Campos do Jordão.

E como diminuir o impacto de uma produção tão grande? Entra na jogada a energia limpa, 100% renovável. Para se ter uma ideia, as cervejarias Heineken em Alagoinhas (BA), Araraquara (SP) e Ponta Grossa (PR) já produzem com energia inteiramente renovável, ou seja, elas têm como fontes recursos que não se esgotam ou que se regeneram na natureza, como luz solar, vento e biomassa.

Até o ano passado, o compromisso do grupo era suprir a produção e o envase de todas as suas cervejarias no Brasil por energia totalmente renovável, incluindo a unidade de Jacareí. Um dos movimentos foi converter as caldeiras para operação com biomassa e comprar energia elétrica de fontes renováveis.

 

INSIDE THE STAR

 

O tour na cervejaria de Jacareí tem valor de R$ 40 por pessoa. Estudantes, idosos e colaboradores da Heineken pagam meia entrada e apenas maiores de 18 anos podem realizar a visita.

Os ingressos devem ser adquiridos com antecedência e as vagas são limitadas, em que cada sessão comporta até 20 pessoas. E como se trata de um ambiente de produção, fique atento às roupas adequadas – chinelos e bermudas nem pensar!