Estudante de Passos vence concurso de redação do Senado Federal

A vencedora do concurso poderá sugerir e aprovar projetos de lei durante a ‘Semana de Vivência Legislativa’ em Brasília

Estudante de Passos vence concurso de redação do Senado Federal
Ana Laura Chaves, da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, será a representante mineira na Semana de Vivência Legislativa (Rafael Eros)

Foi elegendo a importância do acesso à informação, da família e do impacto da pandemia da Covid-19 como fundamentais para o tema “Saúde mental das escolas públicas” que a estudante Ana Laura Chaves, da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, de Passos, venceu o Concurso de Redação do Senado Federal. A jovem de 17 anos cursa o 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral  (EMTI)  e representará Minas Gerais na Casa Legislativa.

 

Ela é uma dos 27 selecionados da rede de ensino pública de todo o país, um de cada estado e Distrito Federal (DF), que poderão criar e aprovar projetos de leis para o país durante a Semana de Vivência Legislativa, que acontece entre os dias 21 a 25 de agosto deste ano, em Brasília.

 

Durante o processo de seleção, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) recebeu milhares de redações de estudantes do ensino médio de todo o estado. Nesta etapa, uma comissão avaliadora estadual selecionou as três redações mais relevantes sobre o tema  “Saúde mental nas escolas públicas”. Dentre as finalistas, o texto dissertativo-argumentativo de Ana Laura destacou-se e garantiu a experiência de vivenciar o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional. (A redação de Ana Laura pode ser lida abaixo).

 

Com os nomes dos vencedores mantidos em segredo pela organização do concurso, Ana Laura foi surpreendida com a notícia em uma cerimônia com os colegas, professores, pais e representantes da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos, responsável pela coordenação da escola.

 

“Quando fiquei sabendo do concurso do Jovem Senador fiquei bem empolgada, achei o tema interessante. Além da proposta de poder conhecer Brasília. Tentei me dedicar ao máximo, foi a redação que mais me dediquei”, conta a jovem. 

 

Para chegar à versão final, Ana Laura ressalta que foi necessário muita pesquisa sobre o tema. “Saúde mental é algo que precisa ser mais falado, principalmente, depois da pandemia, que afetou a todos e, especialmente, os jovens. E a escola pública é um ambiente que reflete a questão da saúde mental e família também é muito importante nesse processo”, diz.

 

Apesar da surpresa da estudante, a professora da E.E. Profª. Júlia Kubitschek, Jéssica Chagas, que atuou como orientadora da jovem, relata que sabia do potencial da aluna. “Quando apresentei o tema, percebi que ela estava empolgada, por ser um assunto atual e importante para os adolescentes. Apesar da minha orientação, ela fez tudo sozinha, com mínimas modificações e o mérito é todo dela”, diz a professora.

 

Para Lael Souza, superintendente de Passos, a visibilidade e o engajamento de Ana Laura no programa nacional devem estimular o interesse dos estudantes de toda a rede de ensino da regional. “É uma alegria imensa ver nossos alunos participando do Jovem Senador, pois através desse projeto será despertado o senso crítico, político e social dos nossos jovens que estão saindo do ensino médio”, completa.

 

Semana de senadora

 

Na visita ao Senado, Ana Laura e demais participantes terão a oportunidade de vivenciar o trabalho legislativo, discutindo e propondo ideias para novas leis. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

 

Criado em 2008, o programa Jovem Senador busca transformar a vivência no Senado em consciência política dos estudantes, que aprendem a reivindicar seus direitos e exercer os seus deveres, podendo interferir na realidade de sua comunidade e até do seu país.

 

Leia a redação de Ana Laura: