Estacionamento rotativo deverá voltar em Passos ainda este ano
Licitação para a escolha da empresa que vai administrar o serviço deverá ser realizada em agosto
O vice-prefeito e secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura de Passos, Arlindo Aparecido Nascimento, anunciou nesta quinta-feira, 27, que ainda no mês de agosto a Prefeitura de Passos vai promover uma licitação para escolher uma empresa que vai reimplantar a cobrança do estacionamento rotativo na cidade, que foi extinto no final de 2022 por causa do rompimento de contrato com a empresa TI. Mob, efetivada há quase dez anos.
Arlindo comentou que a cobrança de estacionamento será benéfica para toda a população, porque segundo ele vai diminuir bastante o número de veículos na região central em razão da cobrança de taxa para se estacionar, havendo maior rotatividade e do uso democrático. “Temos 903 vagas disponíveis, divididas em 25 áreas e 25 monitores a serem contratados pela empresa concessionária, todos vindos de famílias em situação de vulnerabilidade social e cadastradas na Secretaria de Assistência Social. Além da compra dos créditos através deles e do aplicativo da empresa, a cada 50 vagas, um ponto comercial será credenciado para executar o mesmo serviço”, adiantou Arlindo.
Outro anúncio feito ontem pelo secretário foi a licitação para a contratação da empresa que vai elaborar o Plano de Mobilidade Urbana, previsto na Lei de Mobilidade Urbana, ainda não implementada na cidade. A empresa que ganhar a licitação para a elaboração do Plano vai desencadear um planejamento para os próximos 30 anos, afirmou Arlindo. “Estamos pensando lá na frente, no crescimento populacional de Passos com a vinda da Heineken e outras empresas. Nem que demore algum tempo, são necessários anéis viários, rodoviários e principalmente avenidas perimetrais para desafogar o intenso fluxo de veículos na área central. Tudo isso faz parte do plano de melhorias do trânsito passense”, afirmou.
Além de tudo, com os trabalhos de mobilidade urbana em andamento, Passos passará a ter a classificação de avenidas e ruas. O secretário afirmou que não existe em Passos via de trânsito rápido, com velocidade máxima permitida de 80 km/hora. As arteriais, de até 60 km, são pouquíssimas, e a coletivas, abaixo de 40 km/hora são em grande número, mas a sinalização vertical quase não existe. Ele afirmou que outro problema grave a ser resolvido é o trânsito de caminhões e ônibus em determinados pontos, que impedem o aceleramento do fluxo de veículos.
Antes mesmo de realizar o profundo estudo sobre o trânsito pela empresa vencedora que vai executar o projeto de interesse público, a Secretaria já iniciou algumas intervenções no trânsito para melhorar a mobilidade urbana, até certo ponto caótico, principalmente na região central de Passos, dentre elas, a construção de 12 ondulações transversais e 13 travessia elevatórias. “De imediato nós priorizamos a segurança tanto dos motoristas quanto dos pedestres. Do jeito que estava não podia ficar”, afirmou Arlindo.
“Fizemos um levantamento detalhado dos pontos mais críticos, e mesmo sob algumas críticas, o saldo é positivo, porque com o passar do tempo, as pessoas vão tendo a noção de que as diversas intervenções é para surtir efeito positivo, mas estamos notando que o resultado está vindo de imediato. O número de veículos está só aumentando, mas até então a mobilidade em relação às vias centrais e as principais nos bairros estava estagnada”, complementou o secretário.
O secretário contou ainda que há previsão de instalação de mais três semáforos na avenida da Moda, esquina com a rua Deputado Lourenço de Andrade; cruzamento com o início da rua da Praia; e início da avenida Arlindo Figueiredo. O quarto será nas esquinas das ruas dos Brandões com Santos Dumont. “Com a implantação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, começam aparecer os primeiros serviços com resultados altamente positivos”, emendou o vice-prefeito.