Escritor passense Sebastião Wenceslau Borges lança nesta terça seu 4º livro
Em 60 capítulos, ‘Tempo do Tempo’ relembra acontecimentos da cidade desde dos tempos do “Arraial da Capoeira”
O escritor memorialista passense Sebastião Wenceslau Borges, de 77 anos, é o protagonista da noite de autógrafos desta terça-feira, dia 19, às 20h, no Anfiteatro da Casa da Cultura. O evento marca o lançamento do livro Tempo do Tempo, que aborda de forma sintetizada e de fácil leitura parte da história de Passos entre os anos 40 e 60 do século passado.
Em 60 capítulos o autor descreve fatos ocorridos desde os tempos do Arraial da Capoeira, quando aqui chegaram os primeiros habitantes entre 1.780 e 1.830. “Conto várias histórias sobre diversos assuntos, e boa parte delas a partir do início da década de 1950, quando eu era criança e vivenciei muitas. São 152 páginas de muitos casos que a maioria dos moradores de Passos e região ainda não tem conhecimento”, garantiu Sebastião.
A obra é recheada com textos, artigos e crônicas sobre humor, uma viagem imaginária num trem de ferro, na época chamada de Maria Fumaça, lembranças sobre igrejas dos anos 50 e 60, algumas já demolidas, a cronologia da história de Passos, um pouco sobre costumes, fatos das eleições e a política em nossa cidade, além de dezenas de fotos antigas, com 80% inéditas e que integram do acervo pessoal do autor.
Dentre das histórias marcantes estão conteúdos memoráveis que relembram a zona boêmia, Matança do Fórum, o centenário da emancipação do município, os conhecidos andarilhos da cidade, os primeiros Vicentinos, com era o futebol da década 50, humor e política, com destaque para a lista de todos os prefeitos e personagens que tiveram influência direta na história registrada desde 1858. “O Tempo do Tempo resgata de forma sintetizada, fatos interessantes que poucas pessoas de minha idade ou mais, nem se lembram ou tomaram conhecimento. É uma verdadeira volta ao passado contada cronologicamente, com ordem e data dos acontecimentos históricos de nossa Passos”, resumiu o escritor.
Tempo do Tempo é uma obra literária que Borges acredita no sucesso de vendas, tão qual é o Memoriando, a primeira lançada em 2002 e que está na 5ª edição. “Mesmo na era digital, arrisquei colocar meus textos no papel, ao invés das telas do celular ou computador. Tem muita gente que ainda adora ler em folhas impressas. Já há muitas reservas de exemplares da publicação a ser lançada hoje. Isso me anima mais”, declarou.
No primeiro momento, a Editora São Paulo, de Passos, produziu 400 volumes que estão disponíveis para vendas no valor de R$ 50. Os outros dois livros já lançados por Borges são 'Proseando' e 'Férias na Roça', em 2014 e 2018, respectivamente. “Quero lembrar que só quem tiver o Tempo do Tempo nas mãos, feito aos poucos desde 2019, saberá mais detalhes. É um belo presente de Natal”, sugeriu o escritor.
O escritor memorialista ainda é colunista do jornal Folha da Manhã de Passos há mais de 20 anos, porém escreve esporadicamente. Possui mais de 600 textos publicados e arquivados. Antigamente tinha seus artigos impressos mensalmente no jornal do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paulo, com sede em Formiga (MG).
Casado com Renilda, pai de cinco filhos e avô de sete vezes, já adulto, Borges foi dono de uma fábrica de sapatos e consertos em geral por mais de 60 anos. Ainda menino, no salão de barbeiro do seu genitor, o conhecido Juca do Lau, no bairro da Penha, já era engraxate e gostava de escutar os causos das pessoas mais velhas, ajudando-o a entrar para o mundo da literatura.