Encontro de Bandas em Passos acontece em junho
A primeira Filarmônica de Passos foi fundada em 14 de maio de 2022, coincidindo com o aniversário do município

A diretoria da Orquestra Filarmônica 14 de Maio de Passos já está planejando a realização do 2º Encontro de Bandas previsto para junho. Com o total apoio da prefeitura garantido pelo secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, os próximos passos são buscar recursos junto ao comércio e empresários para custear as diversas despesas, dentre elas a recepção e alimentação aos músicos visitantes que vão abrilhantar o evento.
A princípio, os convites estão sendo enviados aos responsáveis às outras corporações musicais e algumas já confirmaram presença, dentre elas, três centenárias, com as de Piumhi, Cássia e Guaranésia, todas no estado. A 14 de Maio é a mais nova de todas, fundada em 2022 no mesmo dia e mês do aniversário de Passos. É também o nome da associação sem fins lucrativos presidida por Rauane Stefane Silva Barbosa.
Atualmente, a filarmônica passense conta com 55 músicos atuantes, sendo 60% mulheres, e 35 em fase de aprendizado. A idade dos componentes varia de nove a 60 anos. “Estamos engatinhando no objetivo de nos tornarmos futuramente referência na região. Nosso grupo é de maioria jovem e tem se mostrado capaz de levar o nome de Passos através de eventos relevantes por todo o país”, ressaltou o maestro Leandro Lessa, militar, natural de Ponte Nova (MG) e radicado na cidade há quatro anos.
“Agradeço de coração pela força nesse momento que precisamos da colaboração da sociedade passense, as pessoas envolvidas na cultura musical para que o encontro seja melhor que o primeiro, que ocorreu ano passado na Estação Cultura, porém já recebi através do Denilson, a autorização do prefeito Diego Oliveira para que a área em frente ao prédio da prefeitura dê lugar ao palco em um imenso auditório a céu aberto na praça Geraldo da Silva Maia. Acredito que por estar no centro da cidade, facilitará bastante para que o público vá prestigiar a nossa banda e as visitantes”, comentou Lessa